Novo trecho da avenida Higienópolis ganha 100 mudas

9/7/2020 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

O Viveiro Municipal de Mudas finalizou o plantio de 100 árvores nativas no prolongamento da avenida Higienópolis, trecho de 450 metros que deve ser inaugurado pela Prefeitura de Piracicaba até o mês de agosto.

Neste novo trecho da avenida Antônio Fazanaro (popularmente conhecida como Higienópolis) - que vai interligar as avenidas Rio das Pedras e Pompeia - foram plantadas 66 mudas de aldragos, 18 de ipês-brancos, oito de ipês-amarelos e oito de palmeiras.

“Todas essas são mudas de árvores nativas, e bastante coloridas, que são utilizadas nos plantios em calçadas”, declara Clementina Rossin, a engenheira agrônoma responsável pelo Viveiro Municipal, equipamento da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema). Em três ou quatro anos, essas mudas plantadas já terão altura aproximada de três metros, estima Clementina.

De acordo com a responsável pelo Viveiro Municipal, cerca de 300 mudas de árvores nativas já foram plantadas nas obras de construção e/ou extensão da avenida Higienópolis.


O VIVEIRO - Instalado desde 1995 numa área de aproximadamente 70 mil m², no bairro Santa Rita, o Viveiro Municipal de Mudas produz cerca de 120 mil mudas por ano.

As mudas produzidas no Viveiro Municipal são utilizadas na arborização urbana (plantio em praças, calçadas, rotatórias e outras áreas verdes) e na recomposição de áreas de mata ciliar, por meio de doações a proprietários de propriedades rurais. A safra de mudas geradas no local também abastece os vários programas ambientais da Sedema, entre os quais o Plante Vida, Operação Verde Oliva, Plante Esperança e Seu Bairro Mais Verde.

A AVENIDA - A avenida Higienópolis faz parte da Radial Norte-Sul, via urbana que começa no bairro Santa Teresinha e atualmente vai até a avenida Rio das Pedras. Após a inauguração desta nova extensão da avenida Higienópolis, cujas obras estão adiantadas, ela vai desembocar na avenida Pompeia. No novo trecho já foram executados serviços como a colocação de duas camadas de pavimento, a construção de calçadas, a plantio de grama e a instalação do sistema de iluminação (24 luminárias com lâmpadas de tecnologia a vapor de sódio).

Com a conclusão da obra, a Prefeitura de Piracicaba vai melhorar a fluidez do trânsito e a mobilidade urbana nas regiões e bairros adjacentes à avenida Higienópolis. No caso deste último trecho (de 450 metros), facilitará o trânsito de pessoas que moram na região e também a chegada ao Hospital Regional Dra. Zilda Arns, no bairro São Francisco. A empresa Pontuali – Construtora e Engenharia, com uma proposta de R$ 1,487 milhão - executa essa etapa do empreendimento público.

 

Compartilhe no Whatsapp