Autor: Romualdo Cruz Filho
O Centro de Triagem do Coronavírus, anexo à UPA Piracicamirim, já recepcionou, até a tarde desta segunda-feira (22), 11.273 pacientes que buscaram a unidade por apresentarem algum problema respiratório. Até agora são 83 dias de atendimento durante a pandemia, com uma média diária de 136 pacientes.
No entanto, no mês de abril a média diária era de 89 atendimentos (2.679). No mês de maio, a média subiu para 105 pacientes diários (3.263). Já em junho, até esta segunda-feira, foram 5.346 pacientes, registrando uma média diária de 243 pacientes. Em relação a abril, portanto, o volume de atendimento cresceu mais 192%, quase triplicando o número de pacientes.
As pessoas que procuram a unidade são divididas basicamente em três níveis: as que apresentem sintomas leves de gripe. Estes são medicadas e orientadas sobre cuidados de higiene individual e domiciliar; oa que apresentam síndrome gripal leve são encaminhadas à Atenção Básica (CRAB, UBS e PSF) e acompanhadas à distância, via telefone.
Por fim, as que apresentam síndrome respiratória com sinais de alerta são examinadas e encaminhadas à UPA, onde são acompanhadas por outra equipe, que avalia os critérios de internação hospitalar nos hospitais de referência (Hospital Regional, Santa Casa e HFC).
A unidade conta com uma equipe de especialistas em urgência e emergência, entre médicos, enfermeiras e auxiliares, 20 leitos de enfermaria e mais 10 leitos de estabilização, com respiradores, para os casos mais delicados.