Adultos e professores são incluídos na vacinação contra gripe

19/5/2020 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Teve início nesta segunda-feira (18/05) mais uma etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, com a inclusão de adultos de 55 a 59 anos e professores das escolas públicas e privadas entre os grupos prioritários para a vacinação. Desde o dia 23 de março, quando começou a campanha, Piracicaba já vacinou 88.533 pessoas.

Todos os postos de saúde do município vão atender a população em seus horários habituais (CRABs e UBSs, das 8 horas às 15 horas, e USFs, das 8 horas às 16 horas). Para evitar aglomerações, os profissionais das unidades irão auxiliar na organização da fila para que as pessoas mantenham distância de aproximadamente um metro uma das outras. A campanha vai até o dia 5 de junho.

A exemplo das demais fases, a meta do Governo do Estado é vacinar pelo menos 90% de cada um desses grupos, sendo que a população de adultos de 55 a 59 anos no município é de 17.076. Já os professores não possuem população estimada, por isso, não é possível indicar a meta de cobertura vacinal.

Vale ressaltar que os grupos prioritários pertencentes às duas primeiras fases podem receber a vacina até o encerramento da campanha. São eles: idosos, profissionais de saúde, doentes crônicos, profissionais de salvamento e segurança, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

BALANÇO - De acordo com balanço divulgado nesta sexta-feira (15/05) pelo Setor de Imunização da Vigilância Epidemiológica, já foram vacinados 51.739 idosos ou 111,93% de cobertura e 11.663 trabalhadores da saúde ou 95,12% de cobertura, superando a meta preconizada pelo Governo do Estado de São Paulo para o município.

Com relação aos grupos prioritários da segunda fase, segundo o balanço, já foram vacinados em Piracicaba: 1.070 profissionais de salvamento e segurança; 604 caminhoneiros; 185 funcionários do sistema prisional; e 2.912 pessoas pertencentes ao grupo de população privada de liberdade. Esses grupos não possuem população estimada, por isso, não é possível indicar a cobertura vacinal.

Na primeira etapa da segunda fase, já foram vacinados 4.443 crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (17,44%), 729 gestantes (19,33%) e 183 puérperas até 45 dias (29,53%).

É importante saber que a vacina não imuniza contra o novo coronavírus (Covid-19). A composição da vacina é estabelecida anualmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com base nas informações recebidas de laboratórios de referência sobre a prevalência das cepas de vírus circulantes no inverso Europeu, que antecede ao Brasileiro. (linhagem B/Victoria).

Fonte: Saúde

 

Compartilhe no Whatsapp