Prefeitura prossegue com 2ª etapa de saneamento básico em comunidades

12/5/2020 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

A Prefeitura de Piracicaba, por meio do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e Concessionária Mirante, está realizando a 2ª etapa da implantação da rede de abastecimento de água e coleta de esgoto nas comunidades da Portelinha, Parque dos Sábias, Três Porquinhos, Caiuby e Precissão. Na segunda-feira (11), tiveram início as obras no Parque dos Sabiás, onde haverá 111 novas ligações de água e esgoto.

Serão atendidas 341 famílias e instalados 3.436 metros lineares de novas redes. Além do Parque dos Sabiás, na Portelinha, serão 120 novas ligações; Três Porquinhos, Caiuby e Promissão, terão 110 novas ligações.

Segundo presidente do Semae, José Rubens Françoso, na comunidade da Portelinha já foi feita ligação da rede de esgoto e água e colocação de hidrômetros. “Na 1ª etapa na comunidade da Portelinha, o Semae fez a ligação de rede de esgoto e água, além da instalação de hidrômetros. A Semob (Secretaria de Obras) fez a parte da pavimentação e instalação das bocas de lobo, fazendo com que as galerias de águas pluviais, retirassem a água pelo subsolo e levasse até os córregos. Nesta 2ª etapa, vamos instalar mais redes de esgoto e hidrômetros, garantindo assim, uma melhora na qualidade de vida da população”, disse.

“O saneamento básico é de suma importância para a vida humana, controla diversas doenças e melhora a vida do cidadão. Estamos passando pela pandemia do coronavírus (Covid-19) e a Prefeitura de Piracicaba está trabalhando para garantir melhores condições de vida à população”, explicou. José Rubens lembrou ainda que o saneamento básico garante a preservação do meio ambiente, por exemplo, no destino adequado dos resíduos nos aterros sanitários, ou mesmo na coleta seletiva, abastecimento e tratamento da água e manutenção dos sistemas de esgotos.

“A Prefeitura fez inúmeras melhorias na comunidade, parte da coleta de esgoto, instalação de boca de lobos, colocação de hidrômetros. Fez a pavimentação, as correspondências chegam normalmente, ou seja, a Prefeitura está melhorando, a cada dia, a qualidade de vida da comunidade”, afirmou Deco, líder comunitário da Portelinha.

 

Comunidade Portelinha já teve bocas-de-lobo instaladas

1ª ETAPA – Foram implantados um total de 2.625 metros lineares de rede de tubos de água, que beneficiaram 400 famílias. Concluídas todas as etapas, 1.300 famílias serão beneficiadas. Ao mesmo tempo, o Semae articulou com a Concessionária Mirante a implantação da rede coletora de esgoto, num total de 3.350 metros lineares. Com trabalhos a serem executados ao mesmo tempo, serão beneficiadas 5.000 pessoas com a rede de saneamento básico (água/esgoto), melhorando as condições de vida daqueles moradores. O presidente do Semae explicou que foi executada a 1ª etapa das obras 500 metros lineares da rede de abastecimento d´água e mais 1.596 metros lineares de rede de esgoto.

Compartilhe no Whatsapp