SP registra 19 casos confirmados para coronavírus

12/3/2020 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

A Secretaria de Estado da Saúde registra nesta terça-feira (10) 19 casos confirmados do novo coronavírus (COVID-19). Destes, 18 residem na Capital e 1 em Santana do Parnaíba. Os três novos casos têm histórico de viagem à Inglaterra, EUA e um se infectou a partir de contato com pessoa com COVID-19. Estão estáveis e em isolamento domiciliar.
 
Entre o total de casos, um é assintomático, mas foi confirmado pelo Ministério da Saúde por apresentar elementos como resultado positivo do exame, infecção provável na Itália e possibilidade de estar em período de incubação do vírus, ainda sem manifestação de sintomas.  
 
O Estado também registra 302 casos suspeitos e 289 descartados. Em Piracicaba, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, monitora 10 casos suspeitos da doença (até 10/03 às 18h). Todos estão em isolamento domiciliar e passam bem. Desde o inicio do processo, quatro casos suspeitos já foram descartados.
 
Locais em monitoramento
 
Conforme atualização do Ministério da Saúde, todas as pessoas que chegarem ao Brasil de países da América do Norte, Europa e Ásia, e tiverem sintomas como febre, tosse, coriza ou falta de ar poderão ser considerados casos suspeitos. A alteração substitui uma lista de países anteriormente atualizada pelo Governo Federal, considerando o cenário da doença pelo mundo e também as rotas de viagens internacionais, visto que as principais rotas com o país vêm da Europa e América do Norte. O país também continuará atento aos viajantes vindos da Austrália, América Central e do Sul, com transmissão local indicada pela OMS.
 
Dicas de prevenção:
 
- Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
 
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
 
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
 
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
 
- Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
 
- Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
 
- Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
 
- Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.
 
Combate às fake news
 
O Governo do Estado criou um site específico para orientar a população sobre o tema e enfrentar a disseminação de fake news: www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus. Nele, é possível encontrar explicações gerais e materiais para download, incluindo um Guia de Prevenção e uma relação de dúvidas frequentes, além de cartazes, vídeos e áudios de entrevistas com especialistas.

*Atualizado às 17h37 de 10 de março de 2020

Governo do Estado

Fonte: Saúde

 

Compartilhe no Whatsapp