da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
As ações de combate ao Aedes aegypti - mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya - seguem sendo intensificadas pela Prefeitura de Piracicaba, por meio de Programa Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde.
Nesta quinta-feira (05/03) acontece mais um arrastão de combate ao mosquito na região do Santa Fé. Ao longo da semana, agentes comunitários de saúde estão realizando a divulgação da ação com os usuários da unidade. Além disso, um carro de som percorre toda a região “convocando” à população para o descarte de materiais inserviveis. No dia do arrastão (amanhã), um caminhão passa recolhendo os materiais descartados que são colocados nas calçadas.
O secretário municipal de Saúde, dr. Pedro Mello, destaca que o combate a dengue é permanente e acontece ao longo de todo o ano. Mas a eficácia desses serviços depende muito da participação da comunidade. “A população precisa ter consciência do perigo de contrair as doenças transmitidas pelo mosquito e colaborar com os agentes de saúde durante, permitindo o acesso dos mesmos nas residências. Precisamos de apoio de todos”, diz.
As ações de combate ao Aedes não param por aí. No próximo sábado (07/03) acontece um novo mutirão no bairro Nova Piracicaba, das 8h às 13 horas, e a expectativa é visitar 4 mil domicílios. Na oportunidade, o carro de som vai circular com informações sobre a doença. Além disso, haverá arrastão – nos moldes da ação desta quinta-feira - nas regiões dos bairros Jardim Monte Libano e Itapuã, Jardim Haiti, Jardim São Paulo, Jardim Noêmia, Ingá, Parque dos Eucaliptos e Jardim das Flores.
Fonte: Saúde