da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
A Prefeitura trabalha para amenizar os efeitos das chuvas que fizeram os rios Piracicaba e o ribeirão Piracicamirim extravasarem na noite de ontem e madrugada de hoje, 10 e 11/02. Os bairros mais atingidos foram Maracanã, Piracicamirim, Morumbi, Bosque da Água Branca e Rua do Porto.
Equipes da Defesa Civil, Secretaria Municipal de Obras (Semob), Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sema), Secretaria de Trânsito e Transportes (Semuttran), Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e Semae, com auxílio do Corpo de Bombeiros e Águas do Mirante, estão envolvidas na força-tarefa.
De acordo com Odair Mello, diretor da Defesa Civil, o ribeirão Piracicamirim subiu e invadiu residências no bairro Maracanã, Piracicamirim e Morumbi. Alguns moradores atingidos preferiram ficar em suas casas, mesmo após o pedido da Defesa Civil para que deixassem o local. Eles disseram que a última vez que o rio subiu dessa forma foi em 2013. O Corpo de Bombeiros retirou idosos e uma cadeirante de residências invadidas pelas águas no Maracanã. Não houve feridos.
No Bosque da Água Branca, as ruas Goiânia e Buenos Aires foram invadidas pelas águas do córrego Água Branca, afluente do Piracicamirim.
O rio Piracicaba chegou a 5,08 metros durante a madrugada – ele extravasa ao atingir os 4,7 metros – e invadiu trecho da avenida Alidor Pecorari, que teve de ser fechada. Peixes corimbatá e sardelas puderam ser vistos na via. Os corimbatás retornaram pelas galerias de água que levam ao Piracicaba e as sardelas foram capturadas e também devolvidas ao rio, que, às 12h10, já tinha baixado para 4,48 metros. A avenida passa por limpeza e, na sequência, será liberada para o trânsito.
LIMPEZA E CADASTRAMENTO - Segundo o diretor da Defesa Civil, ainda há pontos de alagamento no Morumbi e no Bosque da Águas Branca. As equipes da Prefeitura fazem o recolhimento dos materiais arrastados pela água, como entulho e móveis, com a disponibilização de caminhões, retroescavadeiras e trabalhadores braçais. Após a recolha e a água baixar, os locais estão sendo limpos com a água de caminhões-pipa.
Equipes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) também estão nos locais para fazer o cadastramento dos atingidos e anotar as demandas dos moradores para encaminhá-las às secretarias responsáveis.
A Defesa Civil e demais secretarias ainda estão em alerta, já que a previsão é de mais chuva para hoje: 49 milímetros
Ontem, 10/02, a estrada que liga Piracicaba ao distrito de Anhumas teve de ser interditada no início da tarde, após o rompimento de uma galeria que canaliza o córrego Jiboinha, que cruza a estrada após o bairro Monte Branco. O asfalto cedeu de um lado ao outro da pista, impedindo a passagem de veículos. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) sinalizou o local e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sema) já providenciou o desvio pela PIR-17 e PIR-18, entrando pelo Armazén do Zé do Monte Branco, para quem vai de Piracicaba.