Barjas Negri realiza visita técnica à nova UPA Vila Cristina

11/2/2020 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

No último sábado (08/02), o prefeito Barjas Negri liderou uma visita técnica na nova UPA Vila Cristina, em fase final de construção, na rua Dona Anésia, s/nº, Jaraguá, atrás do Supermercado Dia. Ele estava acompanhado do secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, do presidente da Santa Casa, João Orlando Pavão, do presidente da Unimed, Carlos Youssef, os vereadores Gilmar Rotta, presidente do Legislativo, Pedro Kawai, Abdala, Tozão, Paraná e Paulo Campos. Participaram também coordenadores da saúde pública, representantes do Conselho Municipal de Saúde, lideranças sindicais e da sociedade civil.

Barjas Negri destacou o trabalho intenso do governo municipal para que a saúde pública garanta sempre o padrão de qualidade que oferece à população e enfatizou o trabalho em equipe para desenhar a nova UPA. “Temos uma rede de saúde pública complexa e completa, que se destaca no cenário nacional pela sua qualidade, com quatro hospitais de referência, como a Santa Casa, o Fornecedores de Cana, a Unimed e o Regional. Esta nova unidade vem a complementar essa rede. Será um mini-hospital, com 52 leitos, que servirá de retaguarda aos hospitais, concebido com a colaboração de muitos profissionais da nossa equipe médica para que ele possa atender as necessidades do município em pronto atendimento”.

Pedro Mello falou sobre a rede pública e as parcerias municipais em saúde, que tem se revelado capaz de dar conta das demandas sociais, bem como do empenho de Barjas Negri para que a nova UPA entre em operação este ano, com uma tendimento humanizado, uma estrutura pensada para o bem-estar da população, uma vez que terá acolhimentos separados de adultos e crianças, com fraldário e brinquedoteca, quartos de repouso amplos em bem equipados. “É uma unidade com concepção moderna e com a melhor tecnologia, pensada dentro da perspectiva de desenvolvimento do município”, disse.

Orlando Pavão enfatizou a visão integrada da prefeitura ao pensar em uma estrutura de saúde, que vai racionalizar ainda mais a demanda por leitos hospitalares. “Uma UPA bem equipada como esta antecipa as necessidades dos hospitais, equacionando problemas de saúde sem maior gravidade, com padrão e eficiência, impactando em menor demanda por leitos hospitalares”.

Youssef também comentou e enalteceu o olhar do governo municipal, “que está sempre à frente em saúde, com capacidade de enfrentar os problemas e apresentar soluções”. Segundo Youssef, a nova UPA será “Inigualável, de qualidade extraordinária”. Disse ainda que muitos pacientes com plano de saúde são atendidos no serviço de ponto atendimento público e que há muitos hospitais no país que não têm 6 leitos de UTI como este terá. “Esta unidade será um upgrade no atendimento à população e um exemplo do olhar estratégico [do governo local] para a cidade e região”, concluiu.

A nova UPA Vila Cristina, orçada em R$ 4,9 milhões, está em fase de acabamento, com previsão de conclusão para os próximos meses. Paralelamente, já estão chegando equipamentos e mobiliários para o funcionamento da unidade, como raio-X, aspiradores, armários, arquivos, cadeiras, mesa, camas etc. Computadores, equipamentos médicos e condicionadores de ar estão em fase final de licitação. O processo licitatório para a compra do gerador da unidade, fundamental para mantê-la em funcionamento em caso de falta de energia, também está sendo concluído. Só em material permanente estão sendo gastos, com recursos municipais, mais de R$ 1,7 milhão.

RAIO-X DA OBRA

Área de terreno: 4.153,87 m²

Área de construção: 2.367,82 m²

Número de leitos: 52*

Consultórios: 10, sendo 4 infantis

* 12 leitos infantis; 15 femininos; 16 masculinos, 6 de emergência e 3 de isolamento

Compartilhe no Whatsapp