Piracicaba Poderá Ter Ouvidoria Para A Saúde

18/1/2013 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

As vantagens dos serviços de atendimento aos clientes, largamente adotados por organizações privadas agora poderão também estar à disposição dos usuários do SUS – Sistema Público de Saúde em Piracicaba. Isso porque, uma indicação feita pelo vereador Carlos Gomes da Silva (PP), sugere ao governo municipal a criação da Ouvidoria Municipal da Saúde, um órgão ligado diretamente ao gabinete do secretário com a missão de melhorar o sistema municipal de saúde.

O autor da propositura se inspira no sucesso de outros municípios que já disponibilizam este serviço à população e nos preceitos da legislação que norteia a transparência do setor público. “Trata-se de uma valiosa ferramenta de gestão que poderá ser utilizada para detectar falhas e apontar caminhos para a melhoria sistemática dos serviços prestados à população”, observa o parlamentar. Ele também salienta que, para o cidadão, a Ouvidoria Municipal da Saúde pode ser mais um canal de diálogo com a prefeitura, seguindo a nova diretriz de governo de ampliar a participação popular nas decisões sobre a cidade.

A implantação da Ouvidoria Municipal da Saúde, segundo propõe Capitão Gomes, não necessita de grandes investimentos, podendo ser absorvida pelo atual quadro de funcionários e com a estrutura já existente. Para facilitar sua implementação, o vereador anexou à Indicação, uma cartilha com todo o aparato legal e as etapas para a criação do setor. “Queremos ajudar o governo a melhorar ainda mais a nossa cidade, principalmente o setor da saúde, que sempre necessitará de um olhar mais atento”, disse.

Na capital paulista e na cidade de Curitiba (PR), as Ouvidorias da Saúde são consideradas modelo, servindo de parâmetro para várias outras cidades e capitais que já implantaram este serviço.

 

 

Compartilhe no Whatsapp