da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou 14.568 atendimentos no ano passado durante os Mutirões de Saúde. Foram 12 mutirões – um por mês – ao longo de 2019 e o montante corresponde a consultas com especialistas e exames médicos (veja tabela abaixo). Em 2018 foram 7.110 pessoas atendidas. Logo, em 2019, o dobro de pessoas foram beneficiadas pela iniciativa.
Os mutirões, organizados pela Secretaria de Saúde, acontecem aos sábados no Centro de Especialidades Médicas (CEM) – Postão atrás do Mercado Municipal, Clínica de Olhos e Centro de Diagnóstico por Imagens (CDI), e no próprio PoupaTempo Municipal. Sempre com agendas marcadas e confirmadas pela Central de Relacionamento com Usuários SUS (Centrus).
“O resultado impressiona e demonstra que o atendimento expandido aos sábados é eficiente em benefício de todos os usuários do sistema público, justificando assim sua continuidade em 2020. Afinal, foram mais de 14 mil pessoas atendidas a mais em um ano de elevada demanda”, disse o secretário de Saúde dr. Pedro Mello.
NÚMEROS – A média de consultas com especialistas foi de 921 em cada mutirão. A de exames, 238. No ano passado, a Central de Relacionamento com o Usuário SUS (Centrus), atendeu 4.400 pessoas para recadastramento durante os Mutirões. Somado com os 14.568 – considerando os exames e as consultas, os Mutirões de Saúde prestaram 18.968 atendimentos durante 2019.
O prefeito Barjas Negri comemorou os números, mas adiantou que a intenção é aumentar ainda mais esses atendimentos em 2020. “Nosso objetivo é sempre prestar um bom serviço à população e os Mutirões vem atendendo satisfatoriamente essa finalidade”, afirmou Barjas.