Prefeito assina contrato da nova unidade de saúde do Parque Piracicaba

17/12/2019 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

O prefeito Barjas Negri assinou o contrato para a construção da nova unidade mista de saúde do Parque Piracicaba e região, que terá características de policlínica devido ao seu tamanho - o dobro da unidade atual - e à estrutura sofisticada de sua composição. A unidade terá 883 metros quadrados de área construída, em terreno da prefeitura de 2.276 metros quadrados, na rua Palmital, s/nº.

A obra custará R$ 1,4 milhão - verba destinada pelo Ministério da Saúde via Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Sincov), com gestão do contrato da Caixa Econômica Federal. A construtora Soluções foi a vencedora da licitação, com o menor preço. O prazo de conclusão previso é de 15 meses, a contar da data de emissão da Ordem de Serviço, e a consequente liberação dos recursos pelo Governo Federal.

A região ganhará um centro de saúde com ampla sala de espera, sanitários masculino e feminino adaptados para pessoas com deficiência, fraldário, quatro consultórios de clínica médica, dois consultórios para ginecologia, um consultório de pediatria, uma sala de curativo, uma ampla sala de reunião, sala de procedimentos e coletas, sala de vacina, sala de descanso para funcionários, entre outros espaços.

A nova unidade de saúde do Parque Piracicaba ocupará toda a área do antigo centro comunitário, do prédio onde funciona a Pastoral da Criança e do campo de bocha, que serão demolidos. O campo de futebol será preservado, bem como o atual prédio da UBS. Durante a construção, a Pastoral será provisoriamente transferida para uma casa ao lado do Centro de Artes e Ofício (CAOF) do bairro. O centro comunitário já está funcionando em novas instalações. Assim que a obra ficar pronta, a Pastoral ocupará o prédio da atual UBS, cujo funcionamento não será interrompido para a construção.

O prefeito Barjas Negri observou que a região do Parque Piracicaba vai receber uma unidade de saúde moderna, bem equipada e capaz de atender com qualidade toda a região. “Os pacientes terão um ambiente amplo e confortável e os profissionais da saúde também serão beneficiados com uma estrutura adequada para o desenvolvimento de um trabalho de alto nível em prol da comunidade local”, explicou.

Para o secretário de Saúde, Pedro Mello, o prédio atual e antigo e não comporta mais a demanda da região da Balbo, que cresceu muito. “Precisavamos de uma UBS com mais consultórios, mas espaço na sala de espera, espaço para atividades coletivas, ou seja, com insfraestrutura compatível à necessidade da população, que há anos espera por um equipamento público melhor”, concluiu.

Hoje a unidade atende aproximadamente 24 mil pessoas, distribuídas em 14 bairros de área de abrangência: Altos da Boa Vista, Altos do São Francisco, Grand Park, Jardim Colorado, Jardim Itapuã, Jardim Maria, Jardim Pacaembu, Monte Rey I, Parque Piracicaba, Parque das Águas, Parque Piracicaba (Balbo), Parque São Mathes, Raízes, Vale do Sol, Residencial Vida Nova 1, 2, 3, e 4.

 

Compartilhe no Whatsapp