Agentes das USFs Bosques do Lenheiro I e II recebem os primeiros tablets

5/12/2019 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Foram entregues na manhã desta quinta-feira (28/11) os primeiros 10 tablets aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das USFs Bosques do Lenheiro I e II, em evento realizado na unidade Bosques II, com a presença do prefeito Barjas Negri, do secretário de Saúde, Pedro Mello, da coordenadora educacional da Anhembi Morumbi Piracicaba, Cecília Buck, e das coordenadoras da Atenção Básica, Anay Ferrer e Tatiana Bonini.

A tecnologia permitirá um trabalho mais efetivo no registro de informações de saúde das famílias visitadas em cada área de abrangência. São 300 tablets ao todo, adquiridos com recursos da Universidade Anhembi Morumbi – decorrente da parceira com a prefeitura para a instalação de uma unidade de ensino em Piracicaba –, que serão distribuídos gradativamente a todas as 52 Unidades de Saúde da Família (USF).

A expectativa do setor de informática da Secretaria de Saúde é entregar 100 tablets até o final deste ano, o que significa a cobertura de pouco mais de 20 unidades. As demais unidades ficariam prontas e entrariam em operação logo no começo do ano que vem, atendendo assim os 273 Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Barjas Negri recordou que, coincidentemente, a unidade do Bosques II foi a primeira a ser construída quando assumiu a prefeitura em 2005. “Aqui tudo funcionava com extrema dificuldade. Os tempos mudaram, o bairro melhorou, a unidade avançou e está sendo agora a primeira a incorporar a nova tecnologia. Por isso vejo este momento como simbólico, o que justifica também a minha visita e esta oportunidade de parabenizar todos vocês. Vocês vão dar uma exemplo para a cidade e para outros municípios”, disse.

“Os tablets vão potencializar o serviço de cada agente, com informações mais precisas para o sistema, sem perda de dados e retrabalho, uma vez que serão incorporados ao prontuário eletrônico de cada paciente via bluetooth. Antes, esse processo era manual, com risco de equívocos na digitalização para a plataforma virtual. Toda a saúde ganha com esse avanço tecnológico”, explicou o secretário de Saúde.

Pedro Mello destacou também que os tablets vão contribuir imensamente no recadastramento das famílias para atender as mudança metodológicas de territorialização estabelecida pelo Ministério de Saúde e garantir assim os repasses de recursos federais ao município. “Esse trabalho fica facilitado e com garantia de precisão no banco de dados”, disse.

A coordenadora médica da Atenção Básica, Anay Ferrer, enfatizou o motivo de as duas unidades estarem sendo as primeiras receber os tablets. “Foi uma promessa da coordenação, por consideração ao belo trabalho das duas equipes no cadastramento das famílias da Comunidade Frederico, no ano passado. Estamos então cumprindo a nossa promessa”.

Cecília Buck falou sobre a importância da parceria da prefeitura com a Anhembi Morumbi. “Os recursos da universidade em decorrência da parceria com o município será um diferencial para o avanço de toda a rede. Por sinal, uma rede muito qualificada que não deixa nada a desejar a muitos hospitais-escolas do país. Nosso alunos têm, na rede pública, a garantia de um ambiente adequado para o desenvolvimento de suas atividades. E estamos muito satisfeitos com isso”, disse.

Compartilhe no Whatsapp