da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
Autor: Assessoria Semae
O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) está trabalhando na reforma, ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Lodo (ETL) Capim Fino. A obra teve início em agosto desse ano e o término está previsto para abril de 2020. O investimenbto é de 3 milhões, fruto de financiamento junto à Caixa Econômica Federal, com recursos oriundos do Programa Saneamento Para Todos, do Governo Federal, e contrapartida de 10% da autarquia. A empresa vencedora da licitação e responsável pela obra é a Aracons Construtora Ltda.
A ETL terá capacidade de tratar até 4.000 m³/dia de lodo, que é o volume gerado para tratar uma vazão de 2.000 L/s de água na ETA- Capim Fino. O objetivo é atender o aumento de vazão de água tratada em virtude da ampliação do sistema de tratamento da Estação de Tratamento de Água Capim Fino. O sistema compreende a implantação de lagoa para adensamento por gravidade, seguido de leitos de secagem. Serão construídos os sistemas para as etapas de adensamento gravitacional em tanque tipo lagoa, leito de secagem para desidratação final e elevatória para bombeamento do líquido clarificado (água) recuperado desse sistema, diminuindo, desta forma, o índice de perdas de água no processo de tratamento.
ETL CAPIM FINO – Desde 2012, o Semae opera a ETL Capim Fino e, desta maneira, vem tratando e dando destino aos resíduos gerados no sistema de tratamento de água, bem como na recuperação e reaproveitamento da água oriunda dos descartes das etapas de lavagem de filtros e descargas dos decantadores. A ETL está localizada anexa à Estação de Água 3 Capim Fino e tem como finalidade dar destino adequado aos resíduos gerados pela ETA. O tratamento consiste em separar a parte sólida da líquida desses resíduos, que são compostos por maior parte 99% de água e 1% sólido.