Residência Médica de Ortopedia e Traumatologia da Secretaria de Saúde ganharam o Selo SBOT

29/8/2019 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

IMG_5517

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) certificou recentemente com o Selo SBOT a Residência Médica da Secretaria Municipal de Saúde, classificando-a no nível de excelência para a formação de profissionais médicos na especialidade, o que significa ter atingido o padrão nacional de qualidade preconizado pela associação.

Agora, na conclusão do curso, com duração de 3 anos, os médicos residentes precisam fazer a prova de titulo junto à SBOT, que confirma a suficiência do aprendizado e garante a certificação conquistada pelo município.

A avaliação foi realizada por fiscais da associação, que estiveram na cidade e visitaram toda a estrutura de atendimento aos pacientes, envolvendo a Rede de Atenção Básica, o COT e hospitais de referência ondes os médicos residentes atuam ao longo da especialização, bem como as diversas subespecificidades contempladas no programa, além, evidentemente, de certificarem a qualificação dos professores que compõem a equipe preceptora e de coordenação da residência.

A Residência Médica de Ortopedia e Traumatologia da Secretaria de Saúde conta agora com duas entidades certificadoras: o Ministério da Educação, que avalia todo o programa, e a SBOT, que dá o diferencial de qualidade à especialização e será uma dos fatores preponderantes para atrair mais médicos residentes ao município.

De acordo com dr. Alexandre Pacheco, coordenador da Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia, os médicos mais exigentes, que saem das melhores escolas de medicina do país, buscam se especializar em residência com esse selo de qualidade. “O Padrão SBOT faz a diferença e atrai os melhores profissionais, que escolhem as residências com dupla certificação, como a nossa. Esse é um fator que também contribui para elevar ainda mais o nível da residência, criando um círculo virtuoso”, explicou.

Desde 2015, quando a residência médica foi criada, objetivava-se a conquista do selo de qualidade da SBOT. Foram três anos para estruturar a rede e o ensino, até estar preparada para receber os examinadores da SBOT, o que aconteceu em meados de 2018. “A conquista do selo foi um trabalho coletivo, de coordenadores, preceptores e residentes, para dar base à certificadora, confirmando assim os dados de desempenho da residência, como número de atendimentos, cirurgias, provas, reuniões clínicas etc. Foi, portanto, um esforço que enaltece muito a nossa residência. Isso confirma que estamos no caminho certo”, disse Daniel Mello médico ortopedista da rede pública e preceptor da residência médica.

É uma novidade para o país uma residência médica vinculada diretamente a uma secretaria de governo, no caso, à Secretaria de Saúde. Normalmente as especializações na área estão vinculadas a hospitais-escolas. “Essa novidade mostrou-se bem-sucedida em Piracicaba, o que pode ser confirmado com o selo de excelência da SBOT. É com imensa satisfação que recebemos essa notícia, possível graças à seriedade e profissionalismo dos preceptores e coordenadores da especialidade. Evidentemente que nada disso faria sentido se a cidade não contasse com uma estrutura pública de saúde adequada, envolvendo da Atenção Básica aos centros de especialidades, do COT aos hospitais. Quem ganha no final é a população, que pode contar com uma tendimento de alto padrão”, disse o Secretário de Saúde, dr. Pedro Mello.

A SBOTé uma sociedade rigorosa e bem estruturada em todo o país, com 12 comitês de subespecificidades ligadas a ela e sempre muito atuante. Realiza congressos nacionais de grande repercussão, arregimentando associados de todo o país para o aprimoramento científico. A Placa com o Selo SBOT que Piracicaba recebe ficará fixada no COT, que é tido com o centro de referência para a Ortopedia e Traumatologia na rede pública de saúde do município e também para a residência médica em questão.

Compartilhe no Whatsapp