Acessuas inicia oficinas na próxima segunda-feira

13/8/2019 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Piracicaba, 09 de outubro de 2019 – O programa Acessuas Trabalho inicia na próxima segunda-feira (12), em dois horários, oficinas de orientações do acesso ao mundo do trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, de 16 a 59 anos, por meio das quais identificará o perfil profissional dos participantes, incluindo seus talentos, habilidades, qualificações e projetos futuros.

A primeira turma acontece no Instituto Formar, das 15h às 16h30 e 17h às 18h30. O primeiro horário é destinado aos usuários do Formar e o segundo, para pais e responsáveis. Para esta turma que inicia na segunda, a equipe ampliou o público-alvo, permitindo que outras pessoas também possam participar. O Instituto está localizado na Rua Gonçalves Dias, 721 - Piracicamirim.

Depois do Formar, as oficinas acontecerão nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social, no Centro Pop em outros locais inseridos dentro dos territórios de abrangência das unidades. Ainda em agosto, de 19 a 28, elas acontecem na unidade Vila Sônia no condomínio Vida Nova. No dia 29, ela começa na unidade Novo Horizonte, e segue até 11 de setembro. Há ainda programadas para setembro e outubro oficinas nas unidades São José e Jardim São Paulo.

As oficinas são compostas por oito encontros, que incluem acolhida e elaboração do Plano Individual; identificação e sensibilização (identidade individual e coletiva); como e onde buscar oportunidades no mundo do trabalho (internet, redes sociais etc); bate-papo sobre empreendedorismo com convidado; entrevistas e dinâmicas de grupo, bate-papo sobre cooperativismo e economia solidária; como se manter no trabalho formal ou conquistar clientes em atividades empreendedoras (condutas éticas, postura profissional, trabalho em equipe, comunicação e negociação) e poio para construção de CV, informações sobre oportunidades disponíveis no município e inclusão no grupo do whatsapp.

Após esse trabalho inicial, os participantes serão auxiliados na busca de oportunidades até o mês de dezembro de 2019 e, caso, haja oferta de trabalho que se adeque ao perfil profissional, o currículo será encaminhado às empresas.

O Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS TRABALHO) é uma iniciativa do Governo Federal que visa assegurar que as oportunidades de qualificação profissional alcancem os usuários da Assistência Social, propiciando o acesso da população em situação de vulnerabilidade e risco social aos cursos profissionalizantes e inserção ao mundo do trabalho.

No Município de Piracicaba, o ACESSUAS TRABALHO é uma parceria entre o Instituto Formar e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

 

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076

Compartilhe no Whatsapp