da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
Entre os dias 07 e 14 de julho acontece a 193ª edição da Festa do Divino Espírito Santo, no Largo dos Pescadores, Rua do Porto. A festa é uma das mais tradicionais manifestações religiosas-populares da cidade, realizada ininterruptamente desde 1826 sempre às margens do rio. O evento é organizado pela Irmandade do Divino Espírito Santo com o apoio da Prefeitura de Piracicaba por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur). A entrada é gratuita.
As programações religiosa e festiva devem reunir mais de 40 mil pessoas em todos os dias de evento. Para a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, a Festa do Divino transcende a questão religiosa. “Ela tem a missão de carregar a história da nossa cidade, a tradição popular e a fé dos devotos. Como festeira da edição passada até o encerramento das festividades deste ano, vivi uma experiência inesquecível e de grande valia”, comenta.
A programação religiosa começa no dia 07 (domingo), com a missa e derrubada dos barcos, quando uma pequena procissão segue até o rio Piracicaba, levando dois barcos e marinheiros para a benção. Os barcos permanecem nas águas até o encontro das bandeiras.
Na sequência, entre os dias 08 e 10, acontece a visitação e bênção das casas e o tríduo solene. No dia 13, ocorre a procissão do Divino e diferente dos outros anos, o trajeto começará pela avenida Beira Rio, em seguida, o encontro das Bandeiras, um dos momentos mais significativos da celebração, onde devotos pagam promessas e acontece a mortalha, além da missa campal com o Monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli, capelão da festa. No dia 14, acontece a dança da Congada e o terço, com a Bandeira Oficial conduzida pelo Diácono Luiz Venturini para a sua passagem, aos festeiros de 2020.
No dia 11 terá início a programação festiva no Largo dos Pescadores, com jantar (leitoa, frango à passarinho, cuscuz e bebidas) acompanhado do show de Mazinho Quevedo e Adrielli, a partir das 19h. Na sexta (12), será a vez do tradicional Leilão de Prendas intercalado com apresentações musicais da Banda União Operária e show pirotécnico.
No sábado, 13, a Congada do Divino no Largo dos Pescadores começa às 14h. Mais tarde, a partir das 19h, será servido o jantar com animação musical da banda Novoriz e Luís Cássio e Devair.
O encerramento da programação acontece no domingo, com almoço e show com Matheus e Denilson. Às 15h, apresentação da Congada seguida do terço e entrega das Bandeiras para os festeiros de 2020.
Ações de Segurança Pública
De acordo com a lei 13.106/15 que criminaliza a venda de bebida alcoólica para crianças e adolescentes, a Polícia Militar fiscalizará a venda, fornecendo pulseiras aos voluntários da Festa do Divino e bares da Rua do Porto, próximos ao evento. Os consumidores, maiores de 18 anos serão convidados, no ato da compra, a utilizar as pulseiras. Na dúvida da idade, o comerciante poderá solicitar um documento com foto.
Segundo o major PM, Golini, o uso de pulseiras é uma proposta. “Em outras festas, sugerimos a utilização das pulseiras e não tivemos nenhum registro de flagrante de venda ou consumo de ácool por crianças ou adolescentes”.
Também serão fiscalizadas as vendas de quaisquer produtos nas casas no entorno e a presença de ambulantes na Rua do Porto, durante o evento
A Festa do Divino
A Festa acontece nas águas do rio Piracicaba desde 1826 e se configura como a mais tradicional manifestação religiosa e popular da região, atraindo milhares de pessoas, com expressivos rituais como: Folia, Pouso, Leilão de prendas, Encontro das Bandeiras, Procissão, Missa e Rodas de Cururu e Violeiros. Conta a história que a Festa do Divino foi trazida à cidade com os primeiros povoadores, quando Viegas Muniz introduziu o Encontro das Bandeiras no rio Piracicaba. Em 20 de dezembro de 2016, a Festa do Divino foi registrada como Patrimônio Imaterial do município.
193ª Festa do Divino de Piracicaba
Programação Religiosa
Dia 07/07 (Domingo) – Salão social da Irmandade do Divino - Largo dos Pescadores
09h – Santa Missa no Salão de Festas – Monsenhor José Boteon
10h – Derrubada e benção de barcos no Rio Piracicaba
Dias 08 e 09/07 (2ª e 3ª feira) – Visita e benção das casas
13h – Visita e benção das casas na Rua do Porto com a Sra. Festeira.
Tríduo Solene – Salão do Divino Espírito Santo
Dia 08/07 (2ª feira) – 20h – Pe. Claudemir da Silva
Missa Primeiro dia:
Dia 09/07 (3ª feira) – 20h – Pe. Fábio Donizetti Golfetti, MPS
Missa: Em especial a Benção do Santíssimo
Dia 10/07 (4ª feira) – 20h – Pe. Arlon Niquisson Beltrão da Silva
Missa: Terceiro dia e encerramento Tríduo.
Dia 13/07 (Sábado) – Procissão do Divino
Encontro das Bandeiras e Solene Missa Campal
15h – Grandiosa procissão do Divino Espírito Santo, mortalha, benção dos marinheiros.
16h – Nas águas do Rio Piracicaba, tradicional “Encontro das Bandeiras” ponto culminante da Festa do Divino, seguido pelo levantamento do mastro.
17h - Solene Missa Campal – Monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli – Capelão da Festa.
Dia 14/07 (Domingo) – 16h Celebração de Encerramento
- Terço do Divino
- Entrega das Bandeiras. Os festeiros de 2019 o Sr. José Edgard Camolese e Sra. Rôsangela Maria Rizzolo Camolese passarão a Bandeira aos Festeiros de 2020, o Sr. Marco Antônio Franco Bueno e Sra. Elisete Diva Lourenzetti Franco Bueno.
Programação Festiva:
Dia 11/07 (5ª Feira) – Jantar e atrações musicais
20h – Jantar: Leitoa, frango à passarinho, cuscuz, bebidas em geral e diversas guloseimas.
- Show com Mazinho Quevedo e Adrielli.
Dias 12/07 (6ª feira) – Leilão de prendas, banda musical e jantar
20h – Concorrido e animado leilão com valiosas prendas oferecidas pelos Devotos do Divino, intercalando apresentação da banda musical. Estará funcionando a tradicional cozinha, servindo: Leitoa pururuca, frango assado e a passarinho, cuscuz e bebidas em geral. Apresentação da banca União Operária.
22h30 – Um grande Show pirotécnico, teremos novidades esse ano, não percam!
Dia 13/07 (sábado) – Festanças folclóricas e jantar musical
14h – Congada do Divino (Largo dos Pescadores).
20h – Jantar: Leitoa, frango a passarinho, cuscuz no bafo e bebidas em geral – Com animação musical.
20h – Noite das Tradições com a banda Novoriz e Luis Cássio e Devair
Dia 14/07 (Domingo) – Almoço, festanças folclóricas e salva de morteiros
11h – Almoço: arroz, macarrão, leitoa pururuca, frango a passarinho, cuscuz e bebidas diversas (Salão de festas e Largo dos Pescadores)
12h - Almoço musical com Matheus e Denilson
15h - Projeto Modão – Sheba e Convidados
19h – Salva de Morteiros e encerramento da Festa
Fonte: SemacTur