da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
Piracicaba, 10 de junho de 2019 – A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) realiza na próxima quarta-feira (12), no salão nobre da Câmara de Vereadores de Piracicaba, das 13h às 17h, o Seminário A erradicação do Trabalho Infantil como questão essencial aos direitos humanos, com o historiador com Sidney Aguilar Filho, especialista em História Social e Cultural da Infância e da Educação no Brasil. O evento tem apoio da Câmara de Vereadores de Piracicaba.
O Seminário tem como público-alvo profissionais da rede socioassistencial, bem como profissionais da saúde, educação e sistema de garantia de direitos.
Além do Seminário, o evento contará com apresentação de crianças e adolescentes das unidades Jardim Oriente e Bosques do Lenheiro do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case).
O Seminário integra uma extensa programação alusiva ao 12 de junho – Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. Ao longo do mês, a programação inclui reuniões, rodas de conversa, oficinas, projeção de filmes e palestras para crianças, adolescentes, famílias, seminário para técnicos, passeatas nos bairros e uma intervenção cultural, que teve break, rap e grafite.
A Câmara de Vereadores de Piracicaba está localizada na Rua Alferes José Caetano, 834.
Passeatas, acolhidas e intervenção cultural – Entre sexta e hoje, diferentes ações marcaram a programação contra o Trabalho Infantil organizada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Na sexta, cerca de 300 estudantes participaram da Intervenção cultural: Se liga no papo: ao trabalho infantil dizemos não, com break, rap e grafite, que aconteceu no Parque Regional de Santa Teresinha – Parque Histórico Quilombo Corumbataí.
Hoje os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), unidades São José, Vila Sônia, Jardim São Paulo e Piracicamirim promoveram acolhidas especiais. Durante o atendimento que fazem ao público às segundas-feiras explicando sobre o funcionamento das políticas socioassistenciais do município e qual o papel dos Cras, as equipes aproveitaram para falar sobre os malefícios do trabalho infantil.
Para relatar às comunidades os problemas no desenvolvimento de crianças e adolescentes com o trabalho infantil, todas as unidades dos Case percorreram as ruas ao redor das unidades para sensibilizar a sociedade que a infância foi feita para sonhar, remetendo ao tema deste ano da campanha nacional: “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”.
E amanhã, para frisar a importância do lúdico na formação de crianças e adolescentes, todas as unidades do Case irão ao Paraíso da Criança para um dia de brincadeiras.
Na página do facebook da secretaria é possível ver algumas fotos das ações realizadas.
Centro de Comunicação Social
Sabrina Rodrigues Bologna: 31076