da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
Na foto, o vice-presidente do Formar Ruben Braga, ao lado de Eliete Nunes, titular da Smads, Deise Medeiros, diretora do Departamento de Proteção Social Básica da Smads, Lúcia Santini, Diretora do Departamento de Proteção Especial da Smads, Fábio Sanches, gerente do Formar, Jacquelice Spoladore, responsável pelo Setor de Informação, Monitoramento e Avaliação da Smads, Douglas Galvão, psicólogo do Formar e Danilo do Santos, coordenador de atendimento do Formar.
Piracicaba, 06 de maio de 2019 – A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e o Formar – Instituto de Aprendizagem Profissional assinaram na manhã de hoje (06) na sede da Secretaria, termo de parceria para execução do edital 01/2019 – que tem como objeto Ações de Estratégicas para o Enfrentamento do Trabalho Infantil. O investimento da Smads na parceria é de R$164.983,69, com recursos provenientes da União, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - Peti.
A parceria, que durará 12 meses, tem como metas, conforme descrito no edital, a construção de um diagnóstico sobre o Trabalho Infantil no município; articulação com as políticas públicas, a fim de mobilizar toda a rede envolvidas com esta questão; realização de reuniões mensais com os Departamentos de Proteção Social, Setor de Informação, Monitoramento e Avaliação, e Cadastro Único; estabelecimento de fluxos de atendimento e/ou encaminhamento, e orientação sobre como proceder com o registro dos dados para os casos de trabalho infantil, junto com as políticas envolvidas; promoção de campanhas de mobilização e sensibilização sobre o Trabalho Infantil.
Inicialmente o trabalho será de contratação da equipe e análise e sistematização dos dados existentes para elaboração de diagnóstico que consiga visualizar quais os locais que eles são mais incidentes, qual é a forma de trabalho infantil que mais acomete crianças e adolescentes. “Com os dados em mãos, fica mais fácil o pensamento de políticas públicas e a execução dos serviços já existentes. Hoje nós temos os dados de forma bastante fragmentada, cada um com os seus dados e o nosso intuito é sistematizar, explica Douglas Galvão, psicólogo do Formar. ” Para o gerente do Formar, Fábio do Amaral Sanches, a questão da mobilização de todos os atores que já têm dados sobre o trabalho infantil disponibilizem é fundamental. “Os dados que a gente tem já são ricos, é preciso trabalhar com eles.”
Para Eliete Nunes, a celebração da parceria é motivo de orgulho. “Eu fico feliz de estar com vocês e conseguir fazer uma parceria com uma instituição como o Formar, que a gente confia. As crianças e adolescentes e nós merecemos esta parceria”.
Centro de Comunicação Social
Sabrina Rodrigues Bologna: 31076