da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
A Chefia de Gabinete da Prefeitura recebeu mais listas com assinaturas para o abaixo-assinado que pede ao governador João Dória Jr. a instalação do Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar) em Piracicaba. A campanha, idealizada pelo prefeito Barjas Negri, tem como parceiros a Câmara de Vereadores, a Gazeta de Piracicaba, a Diocese, o Jornal de Piracicaba e a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), além de articulação do deputado estadual Roberto Morais (PPS).
Representantes das cidades de São Pedro, Santa Maria da Serra, Saltinho e Mombuca entregaram o abaixo-assinado, além de moção de apelo ao governador Dória. Uma sede do Baep em Piracicaba atenderia a região, incluindo esses municípios.
Entidades e sindicatos também se mostram preocupados com a segurança. É o caso do Simespi (Sindicato Patronal da Indústria), do Ipasp (Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba) e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça de Piracicaba (Sintipel), que também se mobilizaram em sua sedes para coletar assinaturas.
Em sua campanha ao governo do Estado pelas redes sociais, no ano passado, João Dória assumiu alguns compromissos com Piracicaba, um deles foi a instalação do Baep. Barjas Negri lembra que a questão da segurança tem estado na pauta do governador Dória, que anunciou neste mês a criação de 4 novos Batalhões: São Bernardo, São Paulo (região Central), Presidente Prudente e São José do Rio Preto. É compromisso de campanha do governador instalar 17 novos Baeps no Estado – hoje são 5, sem contar os 4 recém-anunciados.
Os Baeps foram criados para combater o crime de maneira mais ostensiva no Estado. Nas unidades especializadas, as equipes atuam de forma semelhante aos padrões do policiamento de Choque. Atualmente, há cinco Baeps distribuídos em Campinas, Santos, São José dos Campos, zona Leste da Capital e Barueri. A previsão é que os quatro novos Baeps passem a funcionar em meados de abril.
Fonte: CCS