da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
Mais de 2.500 peças entre fotografias e documentos do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes estão em processo de tratamento, com procedimentos específicos de conservação. A ação que faz parte de um dos projetos contemplados pelo ProAC 2018 de Preservação de Acervos Museológicos, será desenvolvida até o mês de junho deste ano.
Proposto pela restauradora Daisy Estrá, o projeto ‘Preservação Museológica do Acervo Histórico e Artístico do Museu Prudente de Moraes’ tem como objetivo realizar ações de preservação nos objetos que apresentem danos prementes de intervenções, que possam causar a descaracterização, compromentendo assim, a sua integridade.
No decorrer dos trabalhos, a equipe técnica elabora o diagnóstico individual do objeto, a higienização e embalagens especiais. Como parte do projeto, serão realizados assessoramento e capacitação técnica às instituições museológicas da região, visando a qualificação profissional e intercâmbio de experiências. Outras ações como exposição e workshop sobre os princípios básicos das disciplinas de conservação e museologia serão integradas ao projeto, como contrapartida do município.
Para Daisy, “a oferta dessa ações às instituições museolgicas da região, proporcionará qualificação e intercâmbio de experiências dos profissionais, além disso, por se tratar de um acervo rico como fonte de pesquisa, a sua preservação poderá caracterizar ações públicas educativas, que construam diálogos entre museu e outros setores da sociedade”.
Para a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, além de valorizar o acervo, a execução desse projeto auxilia no trabalho de preservação da história da cidade de Piracicaba. “As ações paralelas garantem o acesso da população, ao conhecimento também possibilitarão o acesso ao conhecimento e aos bens culturais”, declara.
O Museu Prudente de Moraes guarda coleções de artefatos arqueológicos, etnográficos e paleontológicos, arte sacra, artes plásticas, audiovisuais, botânica, zoologia, cultura popular, documentos históricos, sonoros e visuais, publicações, equipamentos industriais, filatelia, fotografia, indumentária, instrumentos musicais, e utensílios, mineralogia, mobiliários, numismática e medalhística, objetos de culto e objetos da revolução de 1932.
O ProAc - Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo selecionou do Edital n.º 18/2018, projetos que contemplam museus de diferentes portes e perfis institucionais, em sua maioria, localizados no interior e litoral paulista. Foram selecionados oito projetos de R$ 75 mil cada, entre eles, “Preservação Museológica do Acervo Histórico e Artístico do Museu Prudente de Moraes”, de Piracicaba.
Fonte: SemacTur