Camolesi Se Reúne Com Secretário E Diretor Da Semuttran Para Rever Sistema De Transporte Coletivo

11/1/2013 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

No dia 09 de janeiro, quarta-feira, o vereador Paulo Camolesi (PV) e sua equipe reuniram-se com o Secretário de Trânsito e Transportes Jenival Dias Sampaio e o Diretor do Departamento de Transporte Coletivo, Vanderlei Quartarollo para solicitar informações referentes ao sistema de transporte e mobilidade urbana em nosso município.

A discussão sobre o reajuste da tarifa do transporte coletivo vem sendo colocada em pauta desde a aprovação do reajuste em dezembro de 2012, que aumentou de R$2,60 para R$3,00 (tarifa única), o que representa um aumento de mais de 15 por cento . O reajuste anterior, em agosto de 2011, foi de 13 por cento .

Com relação à composição do valor da tarifa, a SEMUTTRAN informou que é definida a partir da relação entre o número de passageiros pagantes e o custo do transporte. Ainda, a SEMUTTRAN esclareceu que parte dos custos - como a manutenção dos terminais de ônibus e uma parcela dos recursos humanos - é arcada pelo governo municipal.

A equipe do vereador pediu informações sobre o funcionamento do Comitê Gestor do Transporte Coletivo do município, que conta com a seguinte representação: Gabinete do Prefeito (1), Câmara dos Vereadores de Piracicaba (1), Secretaria Municipal de Finanças (1), Conselho Coordenador das Entidades Civis (1), Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários e Trabalhadores em Transporte Urbano de Passageiros (2), Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (1), Conselho de Entidades Sindicais de Piracicaba (1) e Associação Sindical Classista de Piracicaba e Região (1).

Camolesi sugeriu a inclusão de representantes de usuários do transporte de Piracicaba no Comitê  Gestor, para que as decisões e encaminhamentos deste possam traduzir as reais demandas da população. Além disso, a equipe do vereador solicitou informações sobre o não cumprimento da Lei Complementar no187, de outubro de 2006, que prevê a criação de um Conselho Municipal de Mobilidade (COMOB) em um prazo máximo de 12 meses a partir de sua publicação. A sociedade civil organizada vem se mobilizando em torno da criação do COMOB nas Semanas de Mobilidade Urbana de Piracicaba, sem entretanto obter resultados quanto ao cumprimento da Lei. Ressaltamos que a ampla participação dos usuários na discussão e decisões sobre a mobilidade em nosso município só fará enriquecer as propostas e proporcionar maior qualidade de vida à população.

A equipe sugeriu também que a SEMUTTRAN desenvolva um plano de comunicação à população sobre a mobilidade para, por um lado, proporcionar transparência com relação às ações da secretaria e, por outro, promover processos de educação e estímulo ao uso do transporte coletivo, acessibilidade e formas mais sustentáveis de mobilidade urbana.

O Gabinete do vereador Paulo Camolesi, impulsionado pela proposta do Mandato Coletivo, pretende dentro de seu âmbito de atuação trabalhar para estimular o diálogo e a participação da sociedade nas questões que dizem respeito à  mobilidade urbana em Piracicaba.

Compartilhe no Whatsapp