Exposição multimídia gratuita sobre memórias de crianças chega ao Engenho Central

21/2/2019 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

a

Com o objetivo de trazer à tona as memórias e as vivências de crianças em situação de vulnerabilidade social, será aberta amanhã, 19/2, no Armazém 5 do Engenho Central, a exposição multimídia intitulada Museu de Memórias Fugazes. A visitação é aberta ao público das 16h às 21h e a entrada é gratuita.

Financiada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Prefeitura Municipal de Piracicaba e Secretaria da Ação Cultural e Turismo (SemacTur), a mostra será encerrada no local, após passar por outros importantes espaços culturais da cidade no início do ano: Museu Prudente de Moraes, Centro Cultural Martha Watts e Teatro Municipal Dr. Losso Neto.

A instalação, que utiliza suportes interativos, óculos de realidade virtual, paisagem sonora e projeções sobre tecidos, é coordenada pelo fotógrafo e psicólogo Paulo Munhoz e fica aberta à visitação até o dia 25/2. A musicista, professora e pesquisadora Ester Ferreira atua na construção e composição da paisagem sonora.

“Entre os intuitos está o de promover a reflexão do uso da tecnologia como uma ferramenta de comunicação parcial, gerar reflexão, de forma a trabalhar questões fundamentais como a diversidade e, ainda, oferecer uma vivência artística voltada às novas tecnologias artísticas ao público em geral”, afirma o coordenador.

MEMÓRIAS E IDENTIDADE – Ao longo de sua trajetória profissional, Munhoz tem criado obras que buscam revelar o interior e as experiências dos indivíduos de forma interativa ou por meio de suportes alternativos. Ao pesquisar os sentimentos e as percepções das crianças e adolescentes em instituições de acolhimento e vivenciar essa realidade transitória, o artista observou que tais jovens passam por adaptações, transformações e redefinições de sua identidade.

“O objetivo do trabalho é evidenciar gravações dos conteúdos internos e percepções das pessoas acolhidas por essas instituições, mantendo suas memórias em uma espécie de plano virtual, para que possam ser acessadas, garantindo seu reconhecimento e abrindo uma janela para o passado, que é constituído por fatos bons ou ruins, que nos fazem quem somos”, completa Paulo Munhoz.

SERVIÇO - Exposição multimídia Museu de Memórias Fugazes. Abertura terça-feira, 19/2, no Armazém 5 do Engenho Central, em Piracicaba. Visitação até 25/2, das 16h às 21h. Entrada gratuita. Para mais informações, o telefone é (19) 3403-2600.

Compartilhe no Whatsapp