da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
O vereador Paulo Henrique Paranhos Ribeiro (PRB) recebeu no dia 28 de dezembro do Comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Tenente Coronel PM Wilman René Gonçalves Alonso, a Medalha de Reconhecimento de Mérito do BOPE, pelo trabalho frente à campanha “Todos Contra a Pedofilia”.
A homenagem é entregue às personalidades que de alguma maneira contribuíram com o BOPE. Em 2011, após as fortes chuvas que atingiram a Região Serrana, que deixaram centenas de mortos, feridos e desabrigados no Estado do Rio de Janeiro o vereador alertou ao Batalhão para a rede de pedofilia que estaria sendo formada, com o objetivo de aliciar as crianças que perderam a família durante as enchentes.
Na ocasião o vereador distribuiu na região mais de três mil panfletos informativos campanha “Todos Contra a Pedofilia” e obteve o apoio da população e do BOPE, que passou a usar campanha como uma de suas bandeiras e a implantou nas Unidades de Policia Pacificadora (UPP). “ A campanha nos aproximou da população, que passou a denunciar crimes envolvendo abuso sexual, principalmente, de crianças. E essa Medalha é uma justa homenagem aquele que nos chamou atenção para o problema”, comentou o comandante do Batalhão. Paulo Henrique agradeceu a homenagem prestada pelo BOPE e alertou a população para importância de denunciar crimes de abuso sexual, principalmente, contra as crianças e enfatizou que a prevenção é o melhor meio de combater o problema. “O crime de pedofilia não destrói só a vida da criança, destrói toda a família. Cabe aos pais ficar de olhos abertos aos hábitos dos filhos, procurando saber os contatos que estabelecem na internet, saber com quem conversam e até mesmo estar sempre olhando na tela o que fazem, afinal todo cuidado é pouco e ver quem sãos os amigos com quais seus filhos estão andando”, alertou o vereador. O parlamentar que já recebeu o Certificado Amigos do BOPE, é a primeira autoridade piracicabana a receber a Medalha de Mérito do Batalhão, pediu a população do Rio de Janeiro que ajude o BOPE a divulgar a campanha “Todos Contra a Pedofilia”, que não deixe um ato como esse passar impune e que denuncie quando souberem de algum caso. “Pedófilo tem que ir para cadeia”, disse o vereador.