da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
Mais de 220 pessoas, entre políticos, autoridades, representantes de entidades e familiares dos homenageados lotaram as dependências do Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Piracicaba “Helly de Campos Melges", na noite de ontem (8), às 19h30 conforme iniciativa do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) para acompanhar as comemorações alusivas aos 50 anos do Sindicato dos Empregados no Comércio de Piracicaba e Região, quando foram contemplados diretores e ex-presidentes da entidade.
Os homenageados da noite foram: Denise Giuliane Feliciano Brigatti, José Paulo Ramos Graça, Luis Deoclecio Marangoni, Adriana Cristina Rissato Macchi, Marcos Antonio Pedroso, Luis Romero Dal’Col, Vitor Roberto Previde, Antonio Roberto Previde, Carlos Alberto Guerreiro, Vanessa Fernanda Polo Lanes, Carlos Roberto Sebastião, Luiz Fernando Novello, Ademir Antonio de Freitas, Hélio Lopes Junior, Osório Correa, Vladimir Camargo, Francisco Roberto Pavão, Clélia Copas Bassos e Clóvis Antonio das Neves.
Além dos homenageados, o mandato do vereador Paiva e o Sindicato do Comércio prestaram homenagem “in memoriam” aos três ex-presidentes fundadores da entidade, por intermédio de suas respectivas viúvas: Maria Cecília Novello Bortoletto (Plínio Sigmar Bortoletto), Cecília Pavão Pereira (Sérgio Pereira) e Maria Aparecida Ismael (Nagib Ismael).
O vice-presidente da Mesa Diretora, Carlos Alberto Cavalcante (PPS) iniciou o ciclo de saudações na solenidade ao falar em nome da Câmara e, parabenizou os comerciários pelas conquistas sindicais. O parlamentar também cumprimentou o colega José Antonio Fernandes Paiva pela realização do evento. O presidente da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo, Luiz Carlos Motta também parabenizou o vereador Paiva pela solenidade, além de destacar o comprometimento de Paiva com as causas dos trabalhadores.
Ressaltou as conquistas dos comerciários ao longo dos 50 anos, evidenciando o princípio de unidade como marca maior do sindicato, que sempre procura o bem comum. Motta também anunciou novos investimentos, como a concessão de veículo e, a nova sede do sindicato em Piracicaba. Lembrou que o segmento dos comerciários elegeu 11 novos vereadores no Estado de São Paulo.
O presidente do Sindicato dos Papeleiros, Francisco Pinto Filho falou em nome do presidente do Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi), Fânio Luiz Gomes e, ressaltou a importãncia dos 50 anos dos comerciários, que também integram a base de sustentação do Conespi, que agrega mais de 20 entidades sindicais. Já o presidente do Sindicato dos Comerciários, Roberto Previde enfatizou a continuidade dos trabalhos de pessoas idealistas que já nos primórdios da organização sindical tiveram uma firme defesa do trabalhador. Previde também considerou o período da ditadura militar brasileira e, da resistência do sindicato em vencer todas as diversidades para se firmar na luta em favor dos comerciários.
O secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Sérgio Furtuoso falou em representação ao prefeito Gabriel Ferrato (PSDB). Além de parabenizar o vereador Paiva pela solenidade, também destacou a elaboração de agenda em comum que já estabeleceu com entidades sindicais em nome do trabalhador. Ângelo Frias Netto, presidente da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba - ACPI também registou o legado histórico dos comerciários em Piracicaba e, das conquistas da categoria, fruto das parcerias entre trabalhadores e patronais. Também falou da economia globalizada e, do idealismo de uma sociedade boa para todos.
O presidente da Câmara dos Diretores Logistas de Piracicaba, Antonio Pedro Carvalho destacou a importância do diálogo como fator de sucesso, sendo que esta qualidade é a que faz o diferencial na condução dos trabalhos dos comerciários. O secretário adjunto da Secretaria Estadual de Emprego e Trabalho, Aparecido Bruzarosco representou o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB). Cumprimentou o vereador Paiva pela sonidade e, destacou o lado carismático do presidente Roberto Previde na luta em defesa dos comerciários.
O deputado federal Antonio Carlos de Mendes Thame (PSDB) iniciou suas considerações classificando de iniciativa iluminada do vereador Paiva na realização da homenagem aos comerciários, uma entidade que chega aos 50 anos, passando por períodos de guerra e ditadura militar no Brasil. Também considerou a experiência de países que se recuperaram no pós guerra graças ao trabalho de instituições sérias e respeitadas que souberam trabalhar com o capital humano, despertando o voluntariado social. O parlamentar finalizou suas considerações comentando sobre experiência pessoal, aos 16 anos, aluno do Sud Menucci, quando juntamente a outros idealistas como João Ferraciu e Plínio Bortoletto fundou uma entidade gremista para atuar em defesa da população.
O vereador Paiva encerrou os discursos da noite enfatizando a satisfação de estar entre trabalhadores e trabalhadoras, numa solenidade que marcou os 50 anos dos comerciários em Piracicaba. Também agradeceu a presença de representantes de entidades de classes e patronais, que imprimem uma visão moderna de diálogo. Também considerou o reflexo das mudanças políticas nas federações devido à participação dos trabalhadores. Paiva ainda enfatizou o caráter histórico da solenidade e, da sincronia com os novos parlamentares.
Vanessa Fernanda Polo Lanes falou em nome dos homenageados e, agradeceu a Deus pela oportunidade de fazer parte de uma entidade que há 50 anos atua na defesa dos comerciários. E, citou o amor incondicional, quando olha para seu filho, para lembrar que este é um fator que move o ser humano a continuar na luta pelo dia a dia.
A sequencia da solenidade comportou a exibição de vídeos relatando o histórico da entidade, bem como a atuação dos atuais diretores e, depoimentos das viúvas dos ex-presidentes homenageados. A parte musical do evento ficou a cargo de músicos da Igreja Batista Nova Vida.
Também compuseram a Mesa Diretiva dos trabalhos os vereadores: Chico Almeida (PT), Gilmar Rotta (PMDB), Matheus Erler (PSC), Paulo Sergio Camolesi (PV) e Pedro Cruz (PSDB). Além do presidente eleito da OAB-Piracicaba, Fábio Moura e do delegado seccional, Dr. Luiz Henrique Zago. Justificaram ausência os vereadores Pedro Kawai (PSDB), Ronaldo Moschini (PPS) e José Aparecido Longatto (PSDB).
História
Toda história do Sindicato dos Empregados no Comércio de Piracicaba começou em 17/07/1962, com a criação da Associação dos Comerciários de Piracicaba, idealizada por um grupo de comerciários com a finalidade de ter uma entidade que defendesse os interesses da categoria. A Associação foi transformada em Sindicato em 08 de janeiro de 1963, sendo foi fundado por Nagib Ismael. Sua sede era na Rua Alferes José Caetano, centro. Nagib Ismael permaneceu no cargo até 03/04/1966. Em seguida tornou-se presidente Plínio Sigmar Bortoletto, que tomou posse no dia 04/04/1966, sendo reeleito por diversos mandatos, ficando à frente do Sindicato até 12/01/1984. Foi neste período que o Sindicato conseguiu sua sede própria, na rua Governador Pedro de Toledo, 636, sendo inaugurada em 11/03/1978.
Em 13/01/1984, assumiu a presidência do Sindicato Sérgio Pereira, que comandou a entidade até 04/08/1998, neste período o sindicato passou por uma ampla reforma, com ampliação de sua sede, sendo reinaugurada em 27/07/1985. Com o falecimento do presidente Sérgio Pereira, em agosto de 1998, assume o cargo Plínio Sigmar Bortoletto, ficando até 16/11/1999 vindo a falecer nesta data. Com isso, a presidência foi assumida pelo seu vice, Antonio Roberto Previde, funcionário do Grupo Pão de Açúcar, que, com sua diretoria, vem ampliando o trabalho e fortalecendo a luta em defesa do trabalhador comerciário de Piracicaba e região.