da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
Nove médicos brasileiros -- das 22 vagas disponíveis para Piracicaba do Programa Mais Médicos, do Governo Federal -- já se apresentaram à Secretaria Municipal de Saúde e confirmaram suas vagas, sendo que seis deles já começaram a trabalhar nesta semana nas Unidades de Saúde da Família (USFs), um profissional inicia o trabalho na sexta-feira (29/11) e outros dois na segunda-feira (03/12). Os demais médicos devem começar a trabalhar até o dia 14 de dezembro.
Para enfrentar a transição com a saída dos médicos cubanos, a pasta traçou várias estratégias. Pacientes das USFs que precisam de atendimento médico com prioridade para clinica geral, ginecologia e pediatria estão sendo encaminhados às UBSs e CRABs. Mutirões para clínica geral estão sendo realizados aos sábados no Centro de Especialidades Médicas (Postão), atrás do Mercado Municipal. No último sábado, (24/11), por exemplo, 3 médicos se revesaram para atender cerca de 200 pacientes das USFs. No próximo sábado (01/12) haverá novo mutirão específico para esse público.
Além disso, a própria equipe médica que faz a coordenação da Atenção Básica está atuando durante esse período crítico nas USFs mais distantes, cuja população tem dificuldades para se deslocar. O secretário de Saúde, Pedro Mello, dá assistência na unidade de Anhumas e Ibitiruna, assim como o Dr. Luis Fernando Barbosa no bairro Monte Alegre (Saúde em Campo) e a Dra. Anay Ferrer no IAA I. Outros médicos de UBSs e CRABs também estarão fazendo coberturas nas USFs que ainda estão sem médico.
"Nosso objetivo é evitar que a população fique sem atendimento. Estamos fazendo todos os esforços possíveis para que essa transição ocorra de forma equilibrada e seja breve. Esperamos também que a população compreenda a situação e colabore. Assim, a Rede Básica de Saúde voltará à normalidade, sem prejuízo aos que mais precisam do Sistema Único de Saúde. ", explicou Pedro Mello.
Mais Médcios em Piracicaba:
- 9 médicos se apresentaram até o dia 27/11
- Início do trabalho e unidade de atuação:
26/11
USF Boa Esperança I
27/11 - 1 médico
USF Cecap
28/11 - 4 médicos
USFs Eldorado I, Jardim Oriente, Jardim Gilda e Ártemis I
29/11 - 1 médico
USF Monte Líbano I
03/12 - 2 médicos
USFs Boa Esperança I e Jardim das Flores