da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
A posse da nova composição da Câmara de Vereadores de Piracicaba, que aconteceu dia 1º. de janeiro, foi marcada pela emoção de novos vereadores, a gratidão dos reeleitos e pela manifestação do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) contra as últimas atitudes do prefeito Barjas Negri (PSDB) e os indicativos das prioridades do partido que elegeu o sucessor à prefeitura de Piracicaba. Paiva ressaltou o choro do colega de bancada, Chico Almeida (PT) eleito para seu primeiro mandato e disse ser este o sentimento de quem entende que as preocupações sociais devem ser as prioridades do poder público.
O petista destacou o aumento no preço da passagem do ônibus urbano em Piracicaba, anunciado a três dias do fim do mandato de Barjas, disse que o prefeito não conseguiu solucionar o problema da creche em período integral e que não poderia se calar diante dos problemas habitacionais da cidade que garantem a quem tem “sorte” uma moradia digna. “Se você vai ao estádio, tem sorte e é sorteado, tem a esperança de ter um teto”, disse.
A coleta junto à comunidade das demandas sociais e a sua transformação em proposituras e ações dos mandatos petistas foram compromissos que Paiva, em seu segundo mandato, assumiu em nome da bancada do partido. “Tenho certeza que este é o desejo também do meu companheiro Chico, que chega com fôlego novo e muito disposto a fazer do nosso trabalho uma parceria a serviço da população que mais precisa do poder público”, afirmou.
Paiva reafirmou os conceitos acordados entre o grupo de vereadores que, antecedendo à eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores, externou que quer mais independência do Legislativo em relação ao Executivo e respeito á representatividade dos parlamentares. “Não podemos aceitar que projetos importantes à vida da cidade cheguem a Casa três dias antes da sua votação como ocorreu na última legislatura”, disse. A crítica contundente foi exemplificada com o projeto que na penúltima sessão ordinária de 2012, se aprovado, teria beneficiado um importante setor econômico da cidade. “Trocar uma área na Nova Piracicaba por uma no bairro Chicó e errar duas vezes. Primeiro, favorecendo a especulação imobiliária. Segundo, assumindo jogar para a periferia as classes de menor poder econômico. Espero que o novo prefeito reveja esta intenção”. Para o vereador, o trabalho do ano legislativo que se inicia será intensificado, focando a fiscalização e a responsabilidade na defesa do trabalhador e do cidadão piracicabano. Ele acredita que, mais experiente e preparado, com a força de mais um vereador petista e do grupo que se uniu buscando mais respeito ao Legislativo, atuando com prioridade social, estará reafirmando seu trabalho colocando à disposição um mandato com democrático e capaz de captar as verdadeiras necessidades da população.