da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
Alunos da oficina de teatro do Programa Movimentação Cultural e Grupo Atuação interpretam de 24 a 27/10, às 20h, no Engenho Central, o espetáculo Anjo Negro, com adaptação de Washington Poppi para o texto escrito em 1946, por Nelson Rodrigues. A entrada é franca.
Com forte abordagem à questão racial, a peça retrata um problema pouco discutido no Brasil daquela época, mas que até os dias de hoje, devido as atrocidades ainda noticiadas, é motivo de questionamento. Nela, Rodrigues identifica não apenas o preconceito do branco, mas também do próprio negro.
A encenação conta a história do personagem negro, Ismael, que tinha outros estereótipos: era médico e pertencia à elite, mas, ainda assim, não deixava de sofrer com o racismo. O preconceito faz com que ele procure inserção na sociedade a partir da negação da sua cor. Renega sua mãe por ser negra e constitui família com uma mulher branca, desfrutando do dinheiro e prestígio social que sua profissão trazia. Busca a ascendência social ao se formar em medicina, mas não a valorização da sua cor. Passa a se sentir branco, e, como branco passa a discriminar os negros.
“Anjo Negro é um dos longos textos de Nelson com poucas encenações. A adaptação conta com um número expressivo de personagens e muitos atores negros. Para nossa encenação, procurei trabalhar a questão racial através de uma simbologia corpórea, misturando elementos naturais como a água, o fogo, a terra e o ar”, explica Poppi.
O elenco é formado pelos alunos da oficina de teatro da Estação da Paulista: Alan Ash, Alex Laposte, André Castro, André Martins, Clara Vitória, Carmem Oliver, Daniela Zampaolo, Graça Prado Pizzo, Guilherme Domingues, Jeremias Gomes, Jéssica Ribeiro, Kevin Mota, Larissa Lorenz, Lucas Ruan, Nicole Pavarina, Paula Sales, Suziane Oliveira, Tales Uski e Viviane Souza. Direção, cenário e maquiagem são de Washington Poppi; figurinos, de Iolanda Carla e trilha sonora, de Alan Ash.
Programa Movimentação Cultural
O Programa é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo que desde 2005, busca promover a cidadania por meio das mais diversas atividades de informação e formação cultural. Tem por finalidade principal, democratizar o acesso da população aos bens culturais, assim como incentivar a produção da cultura piracicabana.
O Movimentação Cultural possui várias ações, dentre elas o Projeto de Oficinas Culturais desenvolvido nos Centros Culturais da cidade e em alguns bairros.
Serviço – Anjo Negro, de Nelson Rodrigues. Parque Engenho Central - Igrejinha. Dias 24, 25, 26 e 27 de outubro. Horário: 20h. Entrada franca. Informações: (19) 3403-2606.
Fonte: SemacTur