da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), dá andamento às obras realizadas por meio de convênio celebrado com o Governo do Estado, no valor de R$ 1,4 milhão. Os recursos são provenientes de multas aplicadas pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) e fazem parte do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.
As intervenções viárias e sinalizações consistem em ajustes geométricos para melhoria do fluxo de veículos, novos acessos aos bairros para maior segurança de motoristas e pedestres, além de instalação de lombadas e faixas elevadas para acessibilidade.
De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), já foram construídas três faixas de pedestres elevadas. São elas da Escola Municipal Euclides Buzetto, na rua Colônia, na Escola Municipal Pedro Baron, na avenida Manoel Conceição, e na ETEC Deputado Ary de Camargo Pedroso, na avenida João Conceição.
Outra obra do pacote já finalizada é a melhoria na alça de acesso da avenida Pádua Dias com avenida professor Alberto Vollet Sachs. No local foram executados serviços de drenagem de águas pluviais, guias e sarjetas, recapeamento asfáltico, plantio de grama, passeios em concreto e sinalização horizontal e vertical.
Está em fase final a construção da rotatória na rua Conchas com rua Cândido de Faria Alvim, no São Jorge. No local foi feito o recapeamento asfáltico, com plantio de grama, concretagem dos canteiros e sinalização horizontal e vertical como passos seguintes.
A próxima intervenção e a última do pacote será a construção de uma rotatória na avenida Rio das Pedras com rua Altemir de Jesus Tomaz, no Jardim Terra Rica. A topografia do local começa nos próximos dias, seguida do início dos serviços.
Os projetos foram elaborados pela Semuttran e aprovados pela equipe técnica do Detran. Um dos fatores determinantes para a escolha de Piracicaba para receber os recursos foi a grande frota de veículos. Dados da Semuttran apontam que circulam pelas ruas de Piracicaba 303 mil veículos, o que representa 1,3 habitante por veículo.
A implementação do programa é acompanhada pelo Estado e tem como objetivo a redução de 50% de acidentes com óbito no trânsito até 2020.