da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
O vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) e os diretores do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região fizeram uma manifestação de aproximadamente duas horas, na segunda-feira, 18, na agência do banco Santander, na rua Moraes Barros, devido a inúmeras demissões imotivadas.
As vésperas do Natal, o Santander demitiu mais duas mil pessoas, pais e mães de família, alguns próximos da aposentadoria.
“Não há razão econômica para esse ataque desumano contra os trabalhadores brasileiros. O Santander é um dos cincos maiores bancos que operam no Brasil”, disse Paiva.
De janeiro a setembro de 2012, o Santander teve lucro líquido de quase R$ 5 bilhões, o que representa 26 por cento do lucro mundial. Segundo o vereador Paiva é o maior lucro do banco espanhol em qualquer parte do mundo.
“A Espanha está em crise, e não existem demissões por lá. O Brasil é o país que consegue levantar a rentabilidade dos banqueiros espanhóis e mesmo assim aqui acontecem demissões. As nove demissões em Piracicaba, são abusivas. Mas a qualidade e a competência dos funcionários do Santander permite que das nove pessoas demitidas, oito já foram contratadas por outras instituições financeiras”, declarou.
Paiva também indagou a possibilidade de lutar para que a Prefeitura de Piracicaba retire a sua conta corrente do banco espanhol. “Se o Santander continuar com esta política de demissões, vou articular com outros parlamentares para que juntos possamos conversar com o Prefeito Municipal para solicitar a mudança da conta da Prefeitura para outra instituição financeira”, enfatizou.
Sindicatos de todo país realizaram protestos para exigir o fim das demissões imotivadas e mais contratações para que os clientes que pagam suas tarifas sejam atendidos com excelência. “Com as demissões os clientes também são prejudicados, por isso pedimos que a população nos ajude nesta campanha, e exija do banco que respeite o Brasil e os Brasileiros”, finalizou.