da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
A Prefeitura realiza no próximo dia 15/08, no auditório do Centro Cívico, às 19h, a segunda audiência pública sobre o Plano de Mobilidade Urbana (Planmob). No encontro, serão discutidas com a população as propostas apresentadas para o plano. O objetivo é construir um plano por meio de um processo interativo e participativo, de acordo com as premissas da Lei Federal 12.587/2012, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana.
Administração concretizou mais de 40 propostas do Plano de Mobilidade inicial
O Plano Diretor de Mobilidade começou a ser elaborado em 2004, pela consultoria Instituto de Mobilidade Sustentável - Rua Viva. O objetivo do Plano foi a definição de diretrizes para a circulação de pedestres, bicicletas, ônibus, automóveis, caminhões e demais modos de transporte, por meio do desenvolvimento de políticas de mobilidade sustentável.
O documento deu entrada na Câmara de Vereadores, mas, com a mudança do Executivo e Legislativo devido às eleições e a posse do prefeito Barjas Negri em seu primeiro mandato, em 2006, a Câmara devolveu o projeto de lei ao Executivo para apreciação e verificação de interesse em dar continuidade. Por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), foi iniciada sua revisão, com a finalidade de tornar suas propostas mais acessíveis.
“Conseguimos realizar mais de 40 intervenções propostas no plano original. Essas obras beneficiaram motoristas e pedestres de todas as regiões de Piracicaba, promovendo maior fluidez no trânsito. Além de trazer mais conforto para aqueles que utilizam o transporte diariamente, seja particular ou público, essas obras, que incluem duplicações, melhorias em rotatórias, entre outras ações, permitiram que a cidade se desenvolvesse crescesse sem sentir tanto os efeitos negativos do trânsito, como congestionamentos, por exemplo”, ressalta Barjas Negri.
EXEMPLOS DE MELHORIAS - Entre algumas das melhorias realizadas estão a duplicação das avenidas Rio das Pedras, Dois Córregos, Pompeia, Laranjal Paulista, Cristóvão Colombo, Virgílio da Silva Fagundes, Nossa Senhora do Carmo, Francisco Antonio Perin, Thales Castanho de Andrade, Euclides Figueiredo e Luiz Ralph Benatti. A SP- 135, rodovia que liga Piracicaba ao distrito de Tupi, a avenida dos Concepcionistas e a rua Genoveva Formaggio também foram duplicadas, assim como a Estrada dos Marins e a Estrada do Bongue, estes dois últimos, locais de grande fluxo de veículos, principalmente nos horários de pico. A avenida Miguel Caparros, a Pedro Habechian e a Rui Teixeira Mendes foram prolongadas.
Também foram realizadas intervenções em rotatórias e mudanças em traçados para promover maior fluidez no trânsito e dar mais segurança a motoristas e pedestres. Essas melhorias contemplaram, entre outros locais, o entroncamento da avenida Dr. Paulo de Moraes/Antonio Correa Barbosa/Estrada do Bongue, a rotatória da avenida Dr. Paulo de Moraes com avenida 9 de Julho e avenida Madre Maria Teodoro/Abel Pereira/Antonio Mendes de Barros Filho/Raposo Tavares.
Outras intervenções do tipo foram realizadas na avenida Cristóvão Colombo, com prolongamento da ponte do Caixão, avenida Brasília e rua Virgílio da Silva Fagundes. Serviços de melhoria também foram feitos no viaduto da avenida Rio Claro com 1º de Agosto. A Prefeitura também construiu alça de acesso na via marginal esquerda do ribeirão Piracicamirim, no entroncamento das avenidas Pádua Dias e Alberto Vollet Sachs. Também entre as propostas colocadas em prática pela Administração está a criação de baias de estacionamento em trechos da avenida Independência, umas das mais movimentadas da cidade e com comércio intenso.
Segundo o secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, o plano previa uma revisão em 10 anos, desde sua primeira versão, e, em 2015, deu-se inicio ao trabalho com a consultoria Planejamento, Mobilidade e Urbanismo – Planmur, para adequações que serão discutidas agora. “A Semuttran vai debater com a sociedade temas relacionados à mobilidade urbana neste novo cenário da cidade, que se desenvolveu bastante desde 2005. O PlanMob estará, obrigatoriamente, vinculado ao Plano Diretor Municipal, com a participação dos diferentes agentes e amparado nos dados e atividades disponíveis e produzidos pela municipalidade, que analisará e proporá ações”, explica Akira.
Entre as ações discutidas está a definição de um conjunto de diretrizes e ações estratégicas que oferte condições adequadas ao exercício da mobilidade da população e da logística de circulação de bens e serviços, avaliação dos impactos das medidas propostas sobre o custo das atividades desenvolvidas tanto pelo setor público como por agentes privados e minimizar os impactos ambientais ocasionados pelo sistema de transporte e proposta de condições para a circulação das mercadorias que abastecem o comércio, dos insumos que alimentam as indústrias, dos produtos por elas gerados e das cargas em geral que circulam nas cidades, entre outros.
De acordo com Akira, a revisão do PlanMob tem como objetivo propor mudanças nos padrões atuais da mobilidade urbana que predisponha um sistema econômico urbano eficiente, uma melhoria na qualidade de vida urbana e um ambiente sustentável.
SERVIÇO – 2ª Audiência pública sobre o Plano de Mobilidade Urbana (Planmob). Dia 15/08, quarta-feira, às 19h, no anfiteatro do Centro Cívico, rua Antonio Correa Barbosa, 2.233, Chácara Nazareth.
Fonte: CCS