Museu Prudente de Moraes participa da 16ª Semana de Museus

11/5/2018 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

 

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes participa entre os dias 14 e 20 de maio, da 16ª Semana Nacional de Museus, realizada anualmente em todo o Brasil pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Neste ano, 1.130 museus participam com programações especiais. As atividades abertas ao público têm como proposta, a comemoração ao Dia Internacional de Museus, instituído em 18 de maio. A entrada é gratuita.

Todos os anos, as ações visam contribuir para o aumento da visibilidade dos museus brasileiros e a consolidação de sua relação com a comunidade e outras instituições museais. Segundo informações do Ibram, a 1ª Semana Nacional de Museus ocorreu em 2003, com 57 museus inscritos e 207 eventos. Em 2017, a 15ª edição contou com a participação de 1.070 instituições e 3.079 eventos. Neste ano (2018), foram 1.130 museus inscritos e 3.261 atividades.

Em Piracicaba, atendendo a temática da Semana, Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos, os visitantes poderão prestigiar a exposição Remetentes Postais, o lançamento da versão virtual Prudente de Moraes: vida pública e privada, pela plataforma Google Arts & Culture e o lançamento do áudioguia, com visitas monitoradas e agendadas.

“Nesta edição estamos propondo uma aproximação com o público através de conexões tecnológicas possíveis e abordagens que favoreçam o estreitamento dos laços, com o meio onde atuamos e as novas fontes de informações digitais”, explica a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese.

Sobre o Museu Prudente de Moraes

Inaugurado em 1957, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes está instalado na Casa de Prudente de Moraes, local este em que o primeiro presidente civil do Brasil residiu e advogou. Um dos mais antigos do gênero histórico e pedagógico do Estado de São Paulo, o Museu foi transferido ao município totalmente restaurado e reestruturado em março de 2010. Dedicado a valorizar e difundir a história, cultura e identidade locais, o espaço oferece à população uma exposição permanente como poucos existentes no interior, que mescla história e tecnologia, e permite visualizar a vida política e privada do patrono, além de curiosidades sobre a urbanização de Piracicaba. Seu acervo é eclético, reunindo objetos e mobiliários que pertenceram a importantes figuras piracicabanas, entre elas Prudente de Moraes, Luiz de Queiroz, João Sampaio, barões de Serra Negra e de Rezende, Sud Mennucci, Cobrinha e Fabiano Lozano. Há também grandes obras de artistas plásticos piracicabanos e um variado acervo iconográfico e textual.

 

Programação:

Até 19/05 - Remetentes Postais

Dia 14/05 - Lançamento pela plataforma Google Arts & Culture, da exposição virtual Prudente de Moraes: vida pública e privada

Dia 15/05 - Lançamento do áudioguia para os visitantes

De 15/05 a 19/05 - Visitas monitoradas e agendadas

 

Serviço – 16ª Semana de Museus. No Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes. De 14 a 20 de maio. De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; sábado das 10h às 14h. Entrada gratuita. Informações: 3422-3069.

Compartilhe no Whatsapp