Dia Mundial Sem Carro - Vereador José Luiz Quer Ampliar Discussão Sobre O Projeto

14/12/2012 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

Projeto de lei (328/12), de autoria do vereador José Luiz Ribeiro (PDT), que institui no Calendário Oficial do Município, o “Dia Municipal sem Carro”, que constava da pauta da reunião ordinária de ontem (13) foi adiado para o ano quem vem. O parlamentar justificou o adiamento da propositura defendendo uma maior discussão popular sobre o tema. O projeto não tem caráter obrigatório e sim educativo. O objetivo é promover o efetivo envolvimento da sociedade, a ser comemorado, anualmente, no dia 22 de setembro, visando promover a conscientização, o que poderá provocar mudanças de comportamento e estimular o desenvolvimento de transportes urbanos mais eficientes e sustentáveis.

O programa será mais uma ferramenta importante para um meio ambiente sustentável e visa a qualidade de vida do povo piracicabano. A primeira experiência sobre "Um dia sem carro" foi realizada em 22 de setembro de 1998, com a adesão de 35 cidades francesas e se estendeu para toda a União Européia. A cada ano, nesse mesmo dia, quando se comemora também o dia mundial do pedestre, as adesões aumentam.

No Brasil, o movimento começou em 2001 e, em 2004, contou com a participação de 63 municípios, entre os quais Campinas, Guarulhos, Londrina, Natal, Santos, Vitória, Belém, Campo Grande, Belo Horizonte, Aracaju, Joinville, Porto Alegre, São Luiz, Niterói, Salvador e Teresina. No ano de 2005, o Município de São Paulo aderiu ao movimento.

Esta mobilização vem ocorrendo a alguns anos em muitos países e tem como objetivo combater a poluição do ar, a emissão excessiva de gases efeito estufa, e estimular a adoção de políticas públicas de transportes coletivos de boa qualidade e o uso de modos não motorizados de transportes. O movimento sdefende uma reforma urbana e por uma vida de maior qualidade nas cidades. A idéia principal é levar a população a refletir sobre os problemas causados por um modelo baseado no automóvel, nas possibilidades do uso racional e solidário dos carros, e também em alternativas de locomoção como o uso do transporte coletivo, da bicicleta ou simplesmente andar a pé.

Poluição, congestionamentos, estresse e violência no trânsito estão, em muitos aspectos, vinculados à dependência de nossa sociedade ao automóvel. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), tudo isso se reflete em problemas como a destruição da atmosfera terrestre, saturada por grande quantidade de poluentes, causando vários problemas de saúde e também alterando as condições de vida no planeta.

A consideração é que Piracicaba passa por uma situação semelhante ao das grandes metrópoles, sua frota veicular beira os 250 (duzentos e cinqüenta) mil veículos, e fatores como poder de compra em ascensão e políticas de incentivo para aquisição veículos o número da frota tende ser cada vez mais expressivo podendo ultrapassar em curto tempo a marca de um veículo por habitante, sendo visível o congestionamento de veículos em horários de picos em certas vias públicas.

 

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