Dois morcegos com vírus da raiva são recolhidos pela Zoonoses

13/12/2012 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) recebeu mais dois resultados positivos para morcegos infectados com o vírus da raiva em Piracicaba. Os animais foram recolhidos nos bairros Cidade Alta e Jardim Brasília. Com mais esses registros, a cidade tem 29 casos da doença em 2012.
 
Terá início amanhã (13) as ações de cobertura de foco nas áreas delimitadas num raio de 500 metros a partir dos locais onde os quirópteros foram encontrados. O trabalho começa no bairro Cidade Alta, com previsão de término na segunda-feira, 17. No dia 18, o trabalho será no Jardim Brasília, com previsão de término dia 20. A previsão poderá ser alterada de acordo com intercorrências climáticas.
 
Os imóveis serão visitados e os animais (cães e gatos) que ainda não foram vacinados neste ano receberão a dose da anti-rábica. O trabalho de prevenção é realizado de acordo com as normas técnicas propostas pelo Ministério da Saúde e a Secretaria do Estado, através do Instituto Pasteur.
 
No bairro Cidade Alta o morcego encontrado é do gênero Lariurus sp, e é o terceiro caso deste ano no local. Já no Jardim Brasília, região do Piracicamirim, este é o primeiro caso, mas não foi possível a identificação da espécie por ter sido recolhido em avançado estado de decomposição. Os dois animais são de habito insetívoro e da família Vespertilionidae.
 
Regina Lex, bióloga do CCZ, reforçou a importância de a população solicitar o recolhimento de morcegos encontrados caídos, vivos ou mortos, para que o trabalho de vigilância sobre a incidência da raiva e a prevenção quanto à transmissão aos animais domésticos (cães e gatos) e aos humanos continue sendo feito.
 
Todos os animais deverão ser vacinados anualmente, porém os que residirem em áreas de ocorrência de raiva em morcegos, e não foram vacinados neste ano, deverão receber a dose de reforço. A vacina é gratuita, disponibilizada em doses individuais e aplicadas em seringas descartáveis.
 
Para solicitar o recolhimento de morcegos, vivos ou mortos, é preciso entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses. Porém, caso o animal seja encontrado caído no imóvel, fora do horário de expediente, as orientações são:
- Não tocar no animal.
- Morcego vivo - orienta-se que o morador coloque um balde para cobrir o animal com um peso em cima e no outro dia acione o CCZ.
- Morcego morto – pode ser recolhido com auxilio de uma vassoura e uma pá e armazenado em local seguro até que o CCZ faça o recolhimento.

Serviço

Centro de Controle de Zoonoses
Rua dos Mandis, s/nº.
Bairro: Jupiá
Telefone: 3427-2400/ 3427-2721

Compartilhe no Whatsapp