DICAS DE SEGURANÇA DO GRUPO GR PARA QUEM VIAJA PARA UM NOVO DESTINO (TURISTAS) NO CARNAVAL

7/2/2018 - Piracicaba - SP

Todos os anos o Brasil recebe inúmeros turistas estrangeiros durante o carnaval, mas há muitos brasileiros que estão viajando pela primeira vez para uma nova cidade. Pensando nisso, o GRUPO GR, junto ao seu especialista em segurança, Marcos Roberto Araújo, elaborou algumas dicas de segurança para quem viaja para um novo destino. As dicas vão desde a saída do aeroporto/rodoviária, no hotel e até em passeios



NO AEROPORTO OU RODOVIÁRIA

- Use etiquetas grandes e/ou coloridas que permitam a fácil identificação de suas malas nas esteiras ou balcões de entrega, evitando assim a perda dos seus pertences ou lhe traga facilidade para identificá-los, caso tenha perdido.
- Não perca a bagagem de vista nem por um segundo.
- Cuidado com homens ou mulheres que se aproximam para fazer perguntas ou auxiliar para tirar fotos em família. O ato pode ter como objetivo apenas provocar sua distração e realizar o roubo de objetos. Fale sem deixar de vigiar sua bagagem.
- Procure trocar o dinheiro antes e somente em casas de câmbio ou bancos autorizados e, se possível, não o faça nas rodoviárias ou aeroportos.
- Utilize somente táxis credenciados, mas se for usar aplicativos de transporte, compartilhe sua viagem com alguém de confiança
- Ao parar para se alimentar nunca fique de costas para sua bagagem.

NO HOTEL

- No momento do check-in ou check-out, procure deixar sua bagagem com um funcionário ou coloque-a entre você e o balcão da recepção.
- Ao fazer suas refeições, prefira deixar seus pertences no apartamento. Se preferir, solicite que sejam guardados no bagageiro do hotel por algum funcionário enquanto você se alimenta com tranquilidade.
- Não deixe sua carteira, celular ou outros pertences sobre a mesa ou cadeira.
- Ao utilizar a área comum do hotel, mantenha seus pertences sob sua vigilância. Jamais os coloque ao lado ou atrás de seu assento, nem se distancie deles.
- No caso de receber visitas no quarto onde estiver hospedado, é imprescindível o preenchimento da ficha do visitante.
- Quando quiser sair, peça informações aos funcionários do hotel. Eles ajudarão com boas sugestões de passeios e restaurantes, bem localizados e seguros.
- Utilize o cofre colocado à disposição em seu quarto.
- Evite falar de assuntos importantes perto de pessoas estranhas, principalmente se envolver valores. 
- Se fizer o check-out antes de efetivamente retornar ao local de origem, mantenha a bagagem no hotel e termine seus afazeres, então retorne para pegá-la antes de viajar.

PARA APROVEITAR A VIAGEM

- Evite andar por ruas, calçadões e praças mal iluminadas ou em horário muito avançado, principalmente em locais desconhecidos, pois estes são os pontos preferidos pelos meliantes que se aproveitam das condições para atacar suas vítimas. 
- Caso precise pedir informações, procure alguém autorizado ou dirija-se a um balcão de informações. 
- Não peça ajuda ou informações para pessoas estranhas. Procure se informar sobre o local visitado com gente de confiança (recepção dos hotéis ou dono do imóvel locado) antes de sair. - Não reaja durante um assalto. Mantenha-se calmo (a), por mais difícil que possa ser. 
- Lembre-se de que o assaltante está atrás do dinheiro ou pertence de valor e costuma atirar somente quando fica assustado ou acuado, principalmente diante de uma reação da vítima.

Compartilhe no Whatsapp