da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
Chegou ao fim no último domingo (3) a 34ª edição dos Jogos Comunitários. A competição que começou em março reuniu 37 bairros participantes, movimentando aproximadamente 4.500 pessoas entre crianças e adolescentes dirigidas por líderes comunitários, agentes voluntários de esportes e dirigentes de associações de moradores, participando de oito modalidades e 25 categorias. O evento foi realizado no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas e houve uma grande festa com a entrega de troféus aos bairros campeões nas diversas modalidades e também aos artilheiros e goleiros menos vazados.
Na classificação final, o bairro da Vila Rezende receberá o troféu de campeão geral já que somou 156 pontos contra 127 do Tupi e 100 do Jardim Glória. Foram disputadas oito modalidades distribuídas em 26 categorias, sendo elas futebol de campo: sub-9, sub-11, sub-13 e sub-15, futsal sub-8, sub-10, sub-12, sub-14 e sub-16 e feminino sub-14 e sub-18, futebol society sub-9, sub-11, sub-13 e sub-15 e feminino sub-15, futebol de areia (infantil e feminino), voleibol de areia misto, atletismo, natação, damas. As novidades neste ano são as inclusões da modalidade de futebol society na categoria sub-15 feminino e no futsal sub-14 no feminino.
Na cerimônia de encerramento estiveram presentes autoridades municipais como o prefeito Barjas Negri e o secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Pedro Mello, o dirigente André Gava da Vila Rezende que representou os dirigentes comunitários envolvidos no evento, a professora da Selam Josiane Sabino, da coordenação dos Jogos Comunitários, além do sub-secretário Riva Salvador, dirigentes, atletas, pais e responsáveis dos participantes da competição.
A dedicação dos dirigentes para o sucesso da competição foi destacada pelo prefeito Barjas Negri. “A competição é um dos mais antigos projetos da Prefeitura e que vem nos últimos anos aumentando a participação da população dos mais diversos bairros. Isso se deve principalmente a construção e ampliação dos espaços esportivos criados nos últimos anos em nossa cidade".
O secretário municipal de Esportes, Pedro Mello, afirmou que a competição é extremamente importante às crianças e adolescente nessa fase de formação, além da participação fundamental dos lideres comunitários pelo envolvimento e dedicação. “A participação auxilia na transformação das crianças em cidadãos do bem”.
A competição tem como objetivo garantir o direito das entidades comunitárias de bairros à prática desportiva para as faixas etárias de cinco até 18 anos, bem como promover a integração das comunidades de Piracicaba através da prática sadia do esporte.