Cresce a procura por aplicativos de serviços públicos

13/9/2017 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

 

Dados oficiais da Prodesp, empresa de tecnologia do Governo do Estado responsável pela gestão do Programa Poupatempo, mostram que a população está usando cada vez mais o celular para buscar informações ou resolver questões relacionadas a serviços.

No mês de agosto, chegou perto de meio milhão o número de downloads do aplicativo SP Serviços, pacote que reúne mais de 40 serviços públicos estaduais, com destaque para o Poupatempo, Detran.SP e Nota Fiscal Paulista.

Pelas estimativas do governo paulista, em novembro o total acumulado de downloads de todos os aplicativos contidos no SP Serviços deve chegar a dez milhões, após o crescimento recorde no mês de agosto. O número acumulado já chega a 9.058.922 desde o lançamento, há dois anos. O total em agosto foi de 496.048.

O aplicativo com maior crescimento no mês de agosto, com 20,3% de expansão, foi o 'Nota Fiscal Paulista', lançado em março deste ano. Ele permite consultar pelo celular o saldo do programa e solicitar o crédito na conta corrente. Em seis meses ele acumula 430.553 downloads.

O segundo maior crescimento em agosto foi o do aplicativo 'De Olho na Nota', com 10,8%. Ele permite a leitura do código (QR Code) impresso no Extrato de Cupom Fiscal Eletrônico e do Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica.

O terceiro aplicativo com maior crescimento em agosto foi o SP Serviços, que contém informações e serviços do Poupatempo e tem atalho para todos os serviços eletrônicos do governo estadual.  Com 1,21 milhão de downloads, o crescimento foi de 8,2%.

Mantida a média registrada em agosto, a Prodesp estima que o total de aplicativos de serviços públicos estaduais chegue a 11,04 milhões até o fim do ano.

A Prodesp é a responsável pelo desenvolvimento da maior parte dos aplicativos de serviços públicos contidos no SP Serviços. "Os aplicativos contribuem para aumentar a eficiência do setor público e para a simplificação da vida do cidadão", comenta o presidente da Prodesp, Celio Bozola. "Buscamos aproveitar as novas tecnologias para aproximar cada vez mais o Estado do cidadão, o que traz vantagens para todos, tanto para o cidadão, que tem mais facilidade, como para o Estado, que ganha eficiência."

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