Após seis dias de chuvas, Piracicaba (SP) superou em 104% a quantidade de precipitação média histórica de agosto. Os dados são do Sistema de Alertas a Inundações de São Paulo (Saisp). Até às 13h desta segunda-feira (21), a cidade registrou 45 milímetros de chuva.
A média esperada para o mês é de 22 milímetros. A vazão do Rio Piracicaba, que chegou a ficar cerca de 30% abaixo no período de estiagem, também ficou acima da média após as chuvas, e registrou volume de 62,92 mil litros de água por segundo às 19h desta segunda. Ainda assim, as pedras do manancial estão aparentes, uma característica comum da época mais seca do ano.
A estiagem em Piracicaba durou 62 dias. O dia 13 de junho havia sido o último de precipitação no município antes da úlltima terça-feira (15), segundo o posto metereológico da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), campus da USP no município.
De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a cidade tem temperatura máxima de 18ºC nesta segunda feira. A umidade relativa do ar fica acima de 60% durante todo o dia.
Já nesta terça-feira (22), a mínima é de 7ºC e a máxima de 21ºC. O dia fica nublado e com possibilidade de chuvas periódicas.