da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Considerada a quarta melhor empresa para estagiar em 2009 em prêmio promovido pelo CIEE (Centro Integração Empresa-Escola) em parceria com o Ibope Inteligência e seccional paulista da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SP), a Câmara de Vereadores de Piracicaba continua com o programa de acolher estudantes que sonham em se capacitar para a vida profissional. Nesta reportagem, cinco jovens relatam a experiência de iniciar a carreira atuando em diferentes setores do Legislativo piracicabano.
Pedro Henrique Pezzato, 22, nascido em Piracicaba, estudante de Direito pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e atua no Departamento Legislativo, diz que no momento em que recebeu a oportunidade de estagiar na Câmara não pensou duas vezes. "Estou aqui há quase dois anos e tenho certeza que tomei a decisão correta. Trabalho em um ambiente que facilita o aprendizado, cercado de boas pessoas, sempre dispostas a ensinar. Além do trabalho na minha área de estudo, a Câmara me propicia o contato com outras áreas, o que agrega à minha formação. Sou muito grato pela experiência e não tenho dúvidas que o trabalho na Câmara abrirá muitas portas no futuro", disse.
Amanda do Amaral Rui, 23, nascida em Avaré-SP, atualmente faz o curso de Rádio, TV e Internet na Unimep e atua no setor da Ata Eletrônica do Departamento de Comunicação, relata que começou a estagiar há quase dois anos e, desde então, pôde aprender muito. "A Câmara é um ótimo ambiente de trabalho, oferece estrutura e profissionais qualificados que auxiliam no aprendizado. Além de aprender sobre a área do audiovisual, pude aprender bastante sobre relacionamento interpessoal, visto que estou sempre em contato com pessoas diferentes em diversos ambientes. Na escolha do estágio levei em consideração o ambiente, as pessoas e o que poderia agregar na minha vida profissional e, sem dúvida, depois desse estágio estarei melhor preparada para o mercado de trabalho", disse.
Laura Leite Ferreira, 19, piracicabana, cursa Fotografia na Unimep e atua no Departamento de Comunicação, fala da importância de se estagiar na Câmara. "É uma oportunidade enorme, não só por poder conviver e experimentar como funciona a Casa de Leis, mas por poder conhecer grandes profissionais dentro da minha área. Quando recebi a oportunidade de estagiar aqui, há um ano e meio, não imaginei que seria um prazer fazer parte da equipe de Comunicação e aumentar ainda mais o amor pelo fotojornalismo. No dia a dia, aprendi e ainda aprendo muito com os profissionais que fazem parte da Casa, seja pelos elogios, pela dúvidas tiradas e até mesmo pelas críticas, e posso dizer que eles têm me ajudado a crescer profissionalmente e pessoalmente, me dando mais segurança e conhecimento para poder atuar nesta área que sempre fui apaixonada", disse.
Maíra Rodrigues Bacellar, 27, natural de Itanhandu-MG, estuda Jornalismo na Unimep e trabalha no Departamento de Comunicação. "Estagiar na Câmara sempre foi algo que desejei muito, mas parecia sonho distante. Quando consegui, me senti completamente realizada, e assim vem sendo ao longo de todo esse ano de muito aprendizado. O trabalho que faço na Casa me dá a sensação de contribuir com a qualidade das informações que são levadas à população. Direcionar minha experiência como estagiária ao Legislativo, a princípio, foi pela curiosidade e vontade de entender como funcionava a Casa de Leis. O aprendizado diário fez com que essa experiência se tornasse uma paixão. Ter a oportunidade de conviver e aprender com os excelentes profissionais me dá segurança de, ao final desta experiência, sentir que estou preparada para o mercado de trabalho. Todo acompanhamento, sugestão, crítica, oportunidade e correção fazem diferença no meu processo de transformação, pessoal e profissional. Além de agregar infinitamente à profissão que escolhi e ser parte fundamental da minha formação, o estágio na Câmara me faz sentir completa e ter a certeza de que estou no caminho certo", relatou.
Samanta Caroline Calsa Targher, 26, nascida em São Pedro-SP, cursa Faculdade de Direito na Unimep e atua no Departamento Jurídico. "Sempre soube da importância do estágio na vida acadêmica e hoje me sinto extremamente feliz em cooperar e aprender no Departamento Jurídico desta Casa de Leis. Estou aqui há um ano e tenho certeza de que estou ao lado de grandes profissionais que me auxiliam no dia-a-dia. Tenho adquirido muito conhecimento e atitudes relacionadas ao meu curso. Sou grata por tudo, tendo a certeza que meu estágio vai abrir novos horizontes na minha trajetória profissional", disse.