ACIPI participa de encontro com Geraldo Alckmin na Facesp
18/4/2017 - Piracicaba - SP
da assessoria de imprensa de ACIPI Piracicaba
Na segunda-feira, 10 de abril, Jorge Aversa Junior, vice-presidente da ACIPI e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), e Sergio Fortuoso, superintendente da associação, participaram da primeira sessão plenária da federação deste ano, na sede da entidade, na capital.
O principal objetivo do encontro foi discutir e alinhar ações relacionadas às associações comerciais, produtos, serviços e questões econômicas em geral. O evento contou com a participação do governador Geraldo Alckmin, que falou, em palestra, sobre os projetos e investimentos por regiões do governo estadual.
Como representante da ACIPI na federação, Aversa Junior fala sobre a importância e a responsabilidade de manter a representatividade de Piracicaba: “A representatividade das associações comerciais do estado de São Paulo, inclusive da ACIPI, no que diz respeito às ações do governo estadual é de extrema importância. Eu tenho a oportunidade, por meio da ACIPI, de representar a entidade, no cargo de vice-presidente da diretoria executiva da Facesp, e levar os pleitos da cidade à esfera pública. Tento fazer isso com muita dedicação. Um dos assuntos em pauta é o Aglomerado Urbano, sobre o qual pretendemos conseguir uma breve aprovação para que as 23 cidades da conurbação possam, unidas, dar encaminhamento às demandas regionais.”
Alckmin focou em alguns assuntos em pauta. O primeiro foi a crise fiscal: “Esse é um problema que assola o país. Mas no estado de São Paulo, nós fizemos o ajuste do ajuste do ajuste e, assim, mantivemos deficit zero. Fizemos o maior superavit orçamentário dos estados brasileiros”.
O chefe do poder executivo estadual falou, ainda, sobre a questão da Previdência: “No estado de São Paulo, o deficit na Previdência é de 17 bilhões por ano. Mais do que isso: assim como em todo o país, ela é crescente. No INSS, atualmente, são cerca de 30 milhões de aposentados e pensionistas, mas é distribuidor de renda - 70% ganha um salário-mínimo. Já no setor público, são 800 mil aposentados e pensionistas, porém, com salários mais elevados. Por isso, defendemos um regime geral de previdência, que tenha as mesmas regras para o setor privado e público nos três níveis: federal, estadual e municipal.”
Ele ressaltou, também, que um dos maiores problemas do futuro é o desemprego, já que a tecnologia permite produzir mais com menos funcionários. “O caminho para vencer esse desafio está na construção civil, que é altamente empregadora. Coloquei as PPPs (Parceria Público-Privada) da habitação porque infraestrutura, saneamento e moradia dão emprego rápido para ajudar a ativar economia”.
Segundo o governador, o Brasil tem 2% dos empregos do mundo e 50% do volume de litígios trabalhistas judiciais. “É penalizado aquele que gera emprego e estimula a atividade empreendedora. Governo não cria emprego, quem cria emprego são empreendedores. O governo não pode atrapalhar”, conclui o governador.
Também participaram do encontro, o senador Jorge Bornhausen, Alfredo Cotait, então presidente em exercício da ACSP e do conselho de administração da BVS/SCPC (Boa Vista Serviços), Marco Aurélio Bertaiolli, presidente em exercício da Facesp na oportunidade, João Carlos Meirelles, secretário estadual de Energia e Mineração de SP; George Pinheiro, presidente da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil), além de dirigentes e representantes de associações comerciais de várias cidades do estado de São Paulo.
ATUALIZAÇÃO – Na oportunidade, os representantes da ACIPI, Jorge Aversa Junior e Sergio Fortuoso, participaram, também, de um treinamento realizado pela BVS, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), em que foram discutidos novos produtos, soluções tecnológicas, Cadastro Positivo e Certificação Digital.
Entre diversos outros serviços e benefícios, a ACIPI oferece Certificado Digital com valores especiais às empresas associadas, atendimento diferenciado e vagas gratuitas em estacionamento conveniado durante o tempo de emissão (Estacionamento RG – rua Prudente de Moraes, 463).