Cidade firma convênio para reduzir mortes no trânsito

23/3/2017 - Piracicaba - SP

 

 

 

 

 

convenio.JPG


O governo do Estado e a Prefeitura de Piracicaba assinaram ontem (21), em São Paulo, o protocolo de intenções para adesão do município ao Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, programa que tem como meta reduzir pela metade as mortes no trânsito no estado de São Paulo até o final de 2020.

O convênio, que deve ser assinado em até dois meses, prevê investimentos em infraestrutura, sinalização viária e campanhas educativas.

Segundo as estatísticas da SSP (Secretaria estadual de Segurança Pública) a cidade registrou, em 2016, 26 mortes em acidentes de trânsito. Em janeiro deste ano, três acidentes fatais já foram registradas.

O objetivo desses convênios é fornecer auxílio para a estruturação da gestão da segurança viária em cada um dos municípios selecionados e dar apoio financeiro para a realização de ações para reduzir mortes no trânsito.

O orçamento total do programa para 2017 é de R$ 100 milhões, provenientes das multas aplicadas pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

“Assinamos um protocolo de intenção para que, em no máximo 60 dias, possamos firmar o convênio e repassar o dinheiro para a prefeitura”, explicou o governador Geraldo Alckmin durante encontro com os prefeitos das cidades escolhidas.

“Nós identificamos onde é que tem acidente de trânsito, qual é a esquina ou onde faltou a calçada, por exemplo. A partir daí, o dinheiro é repassado para que o município possa fazer a intervenção e evitar acidentes”, completou Alckmin.

Também assinaram ontem seus protocolos de intenção as prefeituras de Americana, Araçatuba, Barueri, Bragança Paulista, Campinas, Embu das Artes, Franca, Franco da Rocha, Guarujá, Hortolândia, Mauá, Rio Claro, Santa Bárbara D’Oeste, Santana do Parnaíba e Santo André.

Com o início da parceria, serão realizadas visitas de diagnóstico para a elaboração de planos de ação contendo medidas preventivas e de melhorias com relação à infraestrutura, fiscalização e conscientização.

Segundo o secretário municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) de Piracicaba, Jorge Akira, é nessa fase que será definido o valor do investimento a ser feito pelo governo estadual no município.

“Nós vamos estudar com os técnicos do Estado quais são as intervenções mais urgentes que possam resultar na redução dos acidentes com morte”, explicou.

Nas cidades que já firmaram o convênio, os principais investimentos realizados foram na revitalização da sinalização de solo e implantação de novos semáforos e mini-rotatórias.

“Temos demanda para essas intervenções principalmente em bairros mais periféricos, que cresceram bastante nos últimos anos e já possuem um tráfego intenso”, completo Akira.

O movimento conta com a sua própria base de dados sobre acidentes de trânsito, chamada de Infosiga. Nos dois primeiros meses de 2017, houve queda de 3,7% no número de mortes e de 4,3% no número de acidentes com vítimas.

As principais vítimas fatais são os motociclistas (35% ou 143 pessoas); em seguida, vêm os pedestres (28% ou 118 pessoas), pessoas no interior de automóveis (21% ou 89 casos), ciclistas (5% ou 21 casos), usuários de caminhões (3% ou 12 casos) e ônibus (2% ou 9 casos).


Fonte: Jornal Piracicaba

Compartilhe no Whatsapp