Passeata Marca O "Não Foi Acidente" Em Piracicaba

3/12/2012 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba

“Não foi acidente”! Este é o nome da campanha que está sendo realizada no Brasil para a coleta de mais de um milhão de assinaturas a serem enviadas ao Congresso Nacional para a elaboração de um projeto de iniciativa popular, com o objetivo de se instituir penas mais rígidas para motoristas infratores, caso sejam responsáveis em causar acidentes, ou, até mesmo, a morte de pessoas.

Em Piracicaba foi realizada, nesta manhã (02), uma caminhada ao entorno do Engenho Central para lembrar as vítimas de maus motoristas. Um dos protagonistas do trânsito violento é o vereador André Bandeira (PSDB), que perdeu a mobilidade das pernas depois que um condutor, visivelmente, embriagado, passou no sinal vermelho, na avenida Armando de Salles de Oliveira, na madrugada de um sábado para domingo, vindo a bater em seu carro. Com o impacto, Bandeira sofreu lesões graves na coluna, fato que o deixou paraplégico. Na condição de cadeirante, superou muitas dificuldades, haja vista que desenvolve na Câmara, desde quando foi eleito vereador, pela primeira vez, um trabalho pioneiro em favor das pessoas portadoras de necessidades especiais. “O meu exemplo está aqui: um motorista embriagado bateu no meu carro, em alta velocidade, e, por causa das leis brandas, esse mesmo cidadão continua dirigindo normalmente, podendo causar, novamente, acidentes graves que deixem cadeirantes outros motoristas”.

Um trio elétrico animou as mais de 200 pessoas, entre adultos e crianças, que participaram da mobilização. De acordo com um dos organizadores do evento, Danilo Teles, a iniciativa ganhou ênfase a partir do momento em que integrantes do humorístico CQC, da Rede Bandeirantes de Televisão, adotaram a campanha como uma missão de pressionar os deputados e senadores a votar proposituras aumentando a pena para os assassinos do trânsito.

“A ideia é forçar o Congresso, por meio de projeto popular, a penalizar maus motoristas”.

O radialista Mário Luiz encarou a caminhada e se disse satisfeito com a proposta. “Mais do que uma caminhada que faz bem á saúde, o que temos de analisar é o objetivo dela, nesse caso, de colocar na cadeia os assassinos do trânsito”. Ao final da caminhada, que ocorreu em frente ao barracão da administração do Engenho, os participantes ganharam sorvetes de açaí e isotônicos.

André Bandeira enfatizou que a população pode participar do abaixo assinado ao acessar o site da campanha: www.naofoiacidente.org. De acordo com os organizadores, para aderir a campanha “Não Foi Acidente” é necessário colocar o número do título de eleitor e do documento de identidade. Para poder colocar a propositura na pauta da ordem do dia, em Brasília, os congressistas federais precisam ter em mãos cerca de 1 milhão e 300 mil assinaturas.

 

Compartilhe no Whatsapp