da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Barueri
O engajamento em inúmeras iniciativas nas áreas de educação, direito e voluntariado levou Thiago Franco, aos 36 anos, ser reconhecido pela Câmara com a medalha de "Mérito Legislativo". A honraria foi entregue pelo vereador Paulo Camolesi (Rede) em reunião solene realizada no salão nobre, na noite desta quarta-feira (16).
Formado em Direito, Pedagogia e Letras, Thiago é, desde 2014, diretor da Escola Estadual "Pedro de Mello", em Tupi, distrito onde pôs em prática diversos projetos em parceria com a associação de moradores local, o Coletivo Tupi, o Rotary Club e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Piracicaba.
Não por acaso, representantes dessas entidades vieram à Câmara prestigiar a homenagem a Thiago, como o presidente da Associação dos Moradores do Distrito de Tupi, Carlos José da Silva; a presidente do Rotary Club São Dimas, Laila Maria Simão; o presidente da OAB de Piracicaba, Jefferson Goularte; e o diretor regional de Ensino, Fábio Negreiros.
Camolesi salientou ser "merecida" a outorga da medalha ao educador. "A oportunidade de poder prestar uma homenagem e mostrar o verdadeiro valor de um professor à sociedade é gratificante para um vereador. Este é um momento muito especial: falar do professor Thiago, mesmo buscando as palavras mais expressivas, é sempre uma tarefa difícil de se completar."
O parlamentar recordou ter conhecido Thiago na Escola Estadual "Professor Eduir Benedicto Scarpari", onde ele trabalhou por 17 anos, como professor, educador no programa "Escola da Família" e coordenador. "Nunca o vi de mau humor. É dedicado, atencioso, comunicativo e alegre, pronto para servir em todos os momentos e sempre focado nos compromissos assumidos. Uma pessoa ativa e atuante, que valoriza muito o voluntariado que ele mesmo pratica no meios em que convive."
O vereador contou ter ouvido de pessoas ligadas à Escola Estadual "Pedro de Mello" o relato de que o estabelecimento tem apresentado "grandes transformações" desde a chegada de Thiago, em 2014, "principalmente na questão de comportamento". "Como morador da região, ele participa das atividades que acontecem na comunidade", observou Camolesi.
Em sua fala, Thiago agradeceu a Deus, aos pais, aos amigos, aos companheiros de Rotary Club e aos funcionários da "Pedro de Mello", com menção especial a quatro professoras chamadas por ele de "braços-direitos". "Vocês acreditaram numa proposta de trabalho e estão fazendo a diferença na escola."
O homenageado fez um convite à comunidade para contribuir com a gestão da escola, participando de forma democrática. "Devemos fazer a diferença nas escolas. Precisamos dar valor a elas e torná-las o ponto central de toda política brasileira", afirmou o educador, que esteve acompanhado na solenidade por sua mãe, Madalena de Fátima.