da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Piracicaba
A vereadora Márcia Pacheco (PSDB), junto com um grupo de conciliadores de Piracicaba, representou a cidade no último dia 14 durante a Semana Nacional da Conciliação, no Parque da Água Branca, Zona Norte da capital paulista. O evento mobilizou a atenção da imprensa e prestou serviços e orientou centenas de cidadãos sobre os benefícios e facilidades proporcionados pela conciliação como uma maneira de facilitar processos jurídicos e, assim, descongestionar a Justiça Brasileira.
Márcia Pacheco está a frente do movimento que busca trazer a Piracicaba o Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania, o CEJUSC, braço do Tribunal de Justiça no Estado de São Paulo. “Nosso esforço é para que no primeiro semestre de 2013 possamos implantar em Piracicaba, a exemplo do que já é realidade nas vizinhas cidades de Araras e Campinas e, em breve, Rio Claro”, disse a vereadora. “Essa novidade se traduz num ‘poupa-tempo judiciário’ e já vem diminuindo substancialmente enormes gargalos na Justiça Brasileira, conforme constatamos na dedicada atuação do Grupo de Conciliadores no Fórum de Piracicaba”, enfatizou.
“A Justiça do Brasil se divide entre antes e depois do surgimento dos conciliadores e mediadores. O papel desses novos profissionais, que merecem todo respeito e justa remuneração, é imprescindível para reorientar e reverter de vez a nociva cultura do litígio, através de conciliações – inclusive as prévias”, diz o juiz Ricardo Pereira Junior, coordenador do Centro de Solução de Conflitos e Cidadania de São Paulo.
A escolha do Parque da Água Branca facilitou o acesso dos paulistanos e de toda gente à gigantesca tenda armada pelo Tribunal de Justiça. Durante sete dias, os conciliadores se dividiram em 36 salas no atendimento gratuito à população. O objetivo da conciliação é dar agilidade nas decisões do Judiciário, o qual comporta hoje 90 milhões de processos, o que significa uma ação judicial para cada dois habitantes.
Para o desembargador Vanderci Álvares, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, “o rosto do judiciário se renova brilhantemente com o surgimento dessa importante atividade que veio para ficar e garantir rapidez e eficácia. Os conciliadores têm competência para desarmar ânimos ora alterados, levando as partes a soluções plenamente satisfatórias”, conclui.
Conciliadora na Comarca de Piracicaba, Valéria Regina Grisotto Zorzenoni destaca o vanguardismo da cidade em buscar a conciliação. “Estamos prontos para atender demandas que desobstruam a justiça”, diz a também escrevente técnico judiciário.
“A força do que fazemos aqui já transcende fronteiras, tanto que o EUROSOCIAL - Programa da Comissão Européia para a Coesão Social da América Latina planeja um encontro dos países da região para debater políticas de mediação e conciliação. A ideia é divulgar tais práticas e incentivar o intercâmbio de experiências”, lembra a advogada e conciliadora piracicabana Antônia Bento Fischer.
Para falar com o CEJUSC em São Paulo, o telefone é (11) 2171.4843, e-mailconciliar@tjsp.jus.br e o site www.tjsp.jus.br. É possível interagir com o Grupo dos Conciliadores no Fórum de Piracicaba pelo telefone (19) 3433.4177 e e-mail cejusc.piracicaba@hotmail.com (com a conciliadora Valéria Zorzenoni).