Observatório Astronômico de Piracicaba recebe denominação amanhã, 9

8/6/2016 - Piracicaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Prédio ganhará o nome do professor Elias Salum

O Observatório Astronômico de Piracicaba (OAP) recebe amanhã, 9, a denominação de Elias Salum, em cerimônia realizada às 15h, no prédio que fica no km 3 da rodovia Fausto Santomauro, que liga Piracicaba a Rio Claro. Construído em 1991, o OAP foi criado após reivindicação da AAAP (Associação dos Amadores de Astronomia de Piracicaba), que tinha como presidente Elias Salum. O OAP é o quarto observatório municipal criado no país.

Além da AAAP, atuaram como parceiros a Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e a Prefeitura de Piracicaba. A construção do prédio foi concluída em quatro meses e a inauguração ocorreu em 2 de outubro de 1992. No dia 17 de agosto de 2002 foi inaugurado um novo prédio, que recebeu o nome de Pavilhão de Observações Rubens de Azevedo.

ESTRUTURA - O OAP é aberto ao público aos sábados, das 19h às 22h, com visitação gratuita também para grupos. Nelson Travnik, astrônomo responsável pelo OAP e membro titular da Sociedade Astronômica da França, conta que o objetivo é levar conhecimento da astronomia e ciência espacial a estudantes e turistas por meio de sessões de observação, palestras, cursos e seminários. "Além de enriquecer as noções de astronomia presentes no currículo escolar, queremos transformar o observatório em um polo de atração turística. Demonstrar como é frágil nosso planeta visto do espaço e o que precisa ser feito urgentemente para diminuir a agressão ao meio ambiente e a emissão dos gases que provocam o efeito estufa", relata Travnik.

HOMENAGEADO – Elias Salum nasceu em Piracicaba, no dia 20 de agosto de 1929. Filho dos imigrantes sírios Issa Salum e Jamile Abdalla Salum, foi casado com Maria Alice de Paiva Salum, com quem teve os filhos André e Eliana.

Era professor, contabilista, radioamador, economista e escritor. Foi presidente da Sociedade Sírio Libanesa, do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba) e da APL (Academia Piracicabana de Letras). Também foi um dos fundadores da Loja Maçônica Liberdade e Trabalho e participou ativamente de várias entidades na cidade de Piracicaba.

Compartilhe no Whatsapp