da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
Representantes de vários países da América Latina e da Europa, além de especialistas brasileiros em recursos hídricos, estão em Piracicaba para participar, nesta terça-feira, 07/06, do seminário Crise Hídrica e Mudanças Climáticas. O evento acontece no Hotel Beira Rio, a partir das 9h. A comitiva esteve na tarde de hoje, 6/6, no gabinete do prefeito Gabriel Ferrato, que também é presidente dos Comitês das Bacias PCJ (Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).
Durante a reunião, Gabriel Ferrato apresentou, em linhas gerais, a cidade e disse estar bastante apreensivo com o resultado dos trabalhos. Salientou também a importância de parcerias internacionais, inclusive no que diz respeito à alocação de recursos financeiros. “Que este encontro traga bons frutos para o desenvolvimento da gestão dos recursos hídricos em nossa região”, enfatizou.
De acordo com Alain Bernard, chefe de divisão de gestão integrada de recursos hídricos do Office International De l'Eau, na França, no evento serão apresentados diagnósticos elaborados por especialistas em gestão de água e de mudanças climáticas para que os participantes tenham uma visão ampla da realidade das Bacias PCJ.
“A partir dessa discussão vamos encaminhar projetos pilotos para o aprimoramento das políticas de cobrança pelo uso da água, adaptação às mudanças climáticas e gestão de recursos para o desenvolvimento sustentável”, explicou Bernard.
Para o especialista, há recursos da União Europeia para projetos que apresentem consistência para os enfrentamentos das questões propostas. “São 2 milhões de Euros, o equivalente a R$ 8 milhões, para os comitês das 4 bacias”, contou.
Sérgio Razera, diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ, disse que a comitiva internacional esteve no México, de 1º a 4 de junho, onde participou do evento Eco Cuencas. “No encontro, tratamos dos mesmos assuntos que serão discutidos amanhã (7), relacionados às mudanças climáticas e às estratégias de planejamento para nos adaptarmos a ela, além da verificação dos instrumentos existentes para financiarmos projetos que aprimorem nosso sistema de gestão de recursos hídricos”, explicou.
Razera disse que a aproximação dos Comitês PCJ com o Office International De l'Eau, da França, se deu no ano passado. “A partir dessa aproximação iniciamos a elaboração de acordos para darmos prosseguimento ao trabalho de colaboração. O evento de amanhã será muito importante nesse sentido, como ponto de partida para projetos pilotos”.
Dentre os palestrantes convidados estão Tércio de Ambrizzi, professor e membro da Comissão de Pesquisa do Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG/USP, coordenador do Grupo de Estudos do Clima (GREC) e do Incline (Inter Disciplinary Climate Investigation Center), núcleo de apoio e pesquisa em mudanças climáticas da USP (Universidade de São Paulo). Vai palestrar também Aziza Akhmouch, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).