da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
O Centro de Comunicação da Prefeitura informa que errou ao noticiar ontem, 04/05, que o corredor de ônibus da avenida Juscelino Kubitschek, na Vila Rezende, teve suas obras concluídas. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras (Semob) e Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), foram realizados na via os trabalhos de drenagem, asfalto, concretagem das paradas de ônibus e parte da sinalização horizontal, que totalizam 65% do total.
O secretário da Semuttran, Jorge Akira, informou que a Prefeitura trabalha agora para concluir a sinalização horizontal, a sinalização vertical, a construção das calçadas, iluminação nas paradas de ônibus e semáfoto de pedestres. Outra melhoria a ser feita será a construção dos pontos acessíveis, como são chamados os trechos elevados que permitem a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida às calçadas e para embarque nos coletivos.
Akira destaca, também, a instalação de abrigos de ônibus, que terão design diferenciado em todos os corredores de ônibus. “Eles têm um design moderno, com proteção na parte de tràs e laterais em vidro laminado de 10 milímetros, o que vai proporcionar segurança e conforto para os usuários do transporte público”, disse Akira.
EM ANDAMENTO – Além da Juscelino Kubitschek, outras avenidas recebem melhorias do pacote de obras de instalação dos corredores de ônibus. Na avenida Dona Francisca, que também integra o corredor Vila Rezende, as baias de ônibus foram concretadas e o asfalto recebeu nova capa. Os trabalhos agora se concentram no início da avenida, com a drenagem de um trecho. Os serviços avançam também na avenida Barão de Serra Negra com a execução de baias de ônibus.
No corredor Piracicamirim, a avenida Alberto Vollet Sachs tem sinalização especial em alguns trechos e as melhorias no asfalto (fresagem e nova capa de asfalto) estão 80% concluídas e serão executadas baias de ônibus em concreto. Na avenida Piracicamirim as remodelações no canteiro e as baias já foram finalizadas e a avenida já recebeu uma camada de binder (pré-asfalto). Na Travessa da Saudade os trabalhos são de remodelações e baias de ônibus.
No corredor Paulista/Jaraguá/São Jorge as obras foram iniciadas com serviços de drenagem de galerias de água pluviais na avenida Antônio Mendes de Barros Filho, rua Dona Anésia e avenida Madre Maria Teodora.
A OBRA - O projeto de modernização e instalação de corredores consiste em destinar uma faixa preferencial para os coletivos em uma extensão total de 31,7 km em algumas das principais avenidas. As obras podem reduzir em até 20% o tempo de viagem dos passageiros.
As obras incluem recapeamento em toda a via, com fresagem (raspagem) de camadas de asfalto do pavimento atual, além de melhorias nos coletores de água pluvial; pavimento rígido (concreto) em todos os pontos de parada; instalação de novos abrigos, mais modernos e mais confortáveis, além de lixeiras e piso podotátil; elevação da calçada nos pontos de parada, possibilitando melhor mobilidade aos usuários no momento do embarque. Nova sinalização de trânsito, tanto vertical como horizontal e nova sinalização semafórica, com nova programação.
A execução dos corredores de ônibus tem recursos obtidos por meio de financiamento do programa Mobilidade Médias Cidades, da Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 52,6 milhões, e R$ 2,8 milhões de contrapartida do município.
Além dos corredores, o pacote contempla a modernização dos terminais Central, Piracicamirim, Paulicéia, Vila Sônia, Cecap/Eldorado e São Jorge.
PRAZOS – Por se tratar de corredores diferentes, as obras foram divididas em contratações. O corredor Vila Rezende tem término previsto para janeiro de 2017. No corredor Piracicamirim, a data prevista é setembro de 2016 e o corredor Jaraguá – São Jorge - para fevereiro de 2017. As obras do corredor Pauliceia e a melhoria no Terminal Vila Sônia estão em fase de contratação. A Prefeitura ainda licitará as obras de modernização do Terminal Piracicamirim e corredor avenida São Paulo e trecho da avenida Armando de Salles Oliveira (entre D. Pedro I e Independência).