da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
Moradores dos bairros Tatuapé I e II e Altos do Tatuapé foram contemplados com mais uma ação da Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre), da Prefeitura de Piracicaba, que mobilizou uma equipe para levar até a comunidade o Programa Time do Emprego, ministrado entre os dias 28 de março e 1º de abril.
A ação contemplou 12 alunos que receberam orientações sobre temas como o autoconhecimento, elaboração de currículo de forma mais assertiva, dicas de como apresentar-se e expressar-se nas entrevistas de emprego, entre outros.
“Esta é uma parceria de sucesso pela qual parabenizo a Semtre, que trouxe para a comunidade programas de qualificação, nos quais trabalha a ressocialização e formação dos cidadãos e proporciona qualidade de vida aos moradores”, disse o presidente da Associação de Moradores de Bairro, Edivaldo Carvalho, que também participou do programa.
Para a aluna Caroline Camargo, 22 anos, as orientações despertaram o interesse em aproveitar as oportunidades, seja de trabalho ou de qualificação profissional, estimulando ir atrás de um antigo sonho. “O programa foi tão importante que, além de me instruir sobre o mercado de trabalho, despertou o interesse em concluir os meus estudos que eu interrompi no segundo ano do ensino médio, há cinco anos”, revelou.
Outra aluna que também destacou a importância do curso foi Joseane Barros, 24 anos, desempregada há oito meses, que vislumbra uma nova esperança de recolocação no mercado de trabalho. “O que mais chamou a minha atenção foi o tema autoconhecimento. Identifiquei que tenho habilidades que desconhecia, já trabalhei em várias empresas e em funções diferentes e descobri que posso desenvolver outras com a experiência que já tenho”, disse Joseane.
O secretário da Semtre, Carlos Beltrame, esteve no encerramento do curso e falou sobre a importância de atender os trabalhadores nos bairros. “O propósito da Semtre é motivar o trabalhador levando os serviços da secretaria até a comunidade e ajudar as pessoas que não têm condições de dirigir-se até o Centro”, explicou o secretário.