da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
O prefeito Gabriel Ferrato assinou decreto de criação do serviço de Táxi Adaptado, que atenderá pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida de forma correta, confortável e segura. Para isso, os veículos deverão estar providos de taxímetro e ser adaptados para o transporte de cadeirantes. A iniciativa é mais uma das ações do Plano Diretor de Mobilidade do município de Piracicaba.
“O objetivo é melhorar a qualidade de vida e a mobilidade e, dessa forma, promover a inclusão das pessoas com deficiência em todos os segmentos de nossa sociedade”, reforça Ferrato.
Exemplo de veículo adaptado para transporte de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida (foto ilustrativa)
De acordo com o titular da Pasta de Trânsito e Transportes (Semuttran), Jorge Akira, que será a responsável pela instalação e fiscalização do serviço, o valor da tarifa será a mesma praticada pelo táxi comum. Akira destacou a importância de mais uma opção de transporte para pessoas com mobilidade reduzida. “Recebemos solicitações e sugestões para disponibilização deste serviço, que vai proporcionar conforto nos deslocamentos de lazer, atendimento médico e outras necessidades”, disse.
Inicialmente, deverão ser implantadas seis novas vagas de táxis nas proximidades da Santa Casa, Bairro Alto, Hospital dos Fornecedores de Cana, na Vila Rezende, e Hospital Unimed, no Jardim Petrópolis.
A Semuttran informa que o sorteio das novas vagas para o desempenho da atividade de táxi adaptado deverá ser realizado conforme decreto a ser publicado pela secretaria nesta quinta-feira, 7, no Diário Oficial. Os atuais permissionários que desejarem também poderão adaptar o veículo para os seus pontos de estacionamento sem participar do sorteio. Os veículos adaptados podem realizar qualquer tipo de corrida.