da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
A visita faz parte do curso interdisciplinar de formação continuada para educadores de 4º e 5º anos do ensino fundamental I
Um grupo de 130 professores da rede municipal visitou a Sabina Escola Parque do Conhecimento, na cidade de Santo André (SP). A visita faz parte do curso interdisciplinar de formação continuada para professores de 4º e 5º anos do ensino fundamental I, que acontece desde março de 2015, por meio de convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba (SME) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Fotos: Fernanda Schimidt
Segundo o coordenador do curso, professor Alexandre Cavagis, o objetivo das aulas é complementar a formação dos educadores, especialmente em astronomia, física, química, biologia e matemática, além de história e geografia, áreas normalmente pouco exploradas em pedagogia, o curso no qual a maior parte dos professores do ensino fundamental I se forma. “Na Sabina, os professores tiveram a oportunidade de conhecer mais de 150 experimentos nas áreas de química, física e biologia, incluindo o famoso gerador de Van der Graaf, que deixa os cabelos em pé, dos simuladores meteorológicos, playground científico, instrumentos musicais gigantes e a única réplica da América Latina de um esqueleto de Tyrannossaurus rex, com quase 13 metros de comprimento e um Ceratosaurus animatrônico (robô), que se movimenta e emite sons”, relata.
O espaço conta ainda com um pinguinário, com 23 pinguins de Magalhães, serpentário e aquário marinho (com tubarão, moréias e raias). A observação solar, realizada com filtros especiais no NOC (Núcleo de Observação do Céu), complementa as atividades de astronomia realizadas em 2015 no Centro de Estudos do Universo, em Brotas (SP).