da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba
O secretário de Saúde de Piracicaba, Pedro Mello, recebeu uma comitiva do Consulado dos EUA em São Paulo, na tarde de quinta-feira (17). Integrantes do serviço comercial do consulado, os norte-americanos conheceram o projeto “Aedes aegypti do Bem”, que utiliza mosquitos geneticamente modificados no combate ao vetor da dengue, chikungunya e Zika vírus.
A comitiva foi liderada por Everett Wakai, cônsul comercial dos EUA em São Paulo, que foi acompanhado de Tomás Guerrero, cônsul de assuntos econômicos e Jefferson Oliveira, especialista comercial do consulado.
Durante o encontro, os representantes dos EUA buscaram conhecer detalhes do projeto que é aplicado em Piracicaba desde abril do ano passado, como números de casos de dengue, índices de redução do Aedes selvagem e a forma como é realizado o combate ao mosquito no município.
“Nosso objetivo é, de alguma forma, ajudar no combate ao mosquito e no surto de Zika e por isso estamos querendo conhecer experiências bem sucedidas no combate ao mosquito que podem ser utilizadas também em outros locais”, disse Wakai.
O grupo esteve ainda no laboratório da Oxitec, em Campinas, onde conheceu a produção do mosquito OX513A, utilizado no projeto em Piracicaba, e que reduziu em 82% o número de larvas selvagens do Aedes aegypti no bairro Cecap, onde a tecnologia é aplicada.